Reprodução
Reprodução

Conheça a equação mágica para reter funcionários

Profissionais precisam ser reconhecidos e recompensados

Estadão PME,

16 de julho de 2014 | 06h45

A contratação de funcionários sempre é um desafio para os pequenos empresários. Como convencer o profissional talentoso a escolher uma pequena empresa no lugar de uma multinacional? Não é uma tarefa fácil. E para ajudar o empreendedor, o site Entrepreneur apresentou os elementos de uma "equação mágica" para reter funcionários.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

O primeiro elemento é fazer com que as pessoas acreditem que fazem parte de uma equipe vencedora. A empresa deve aproveitar todas as oportunidades para celebrar as conquistas. Mas a conquista deve ser real. Se a empresa está com problemas e começa a melhorar, o progresso pode ser comemorado.

O funcionário precisa entender como ele está contribuindo para esse resultado. E essas contribuições precisam ser reconhecidas, seja por um reconhecimento monetário ou não.

De acordo com o site, o reconhecimento monetário é utilizado por muitas empresas. Desde que usado corretamente, essa é uma boa opção. Entre as regras indicadas, o empreendedor deve usar bônus no lugar de um aumento de remuneração. Isso porque um aumento de salário, mesmo que significativo, perde o poder de motivação muito rápido.

Outra recomendação é o pagamento por resultados e não por atividades. E por último, a recompensa deve ser de pelo menos 10% do salário para o período. Uma pesquisa mostra que esse é o limite para motivar os funcionários com sucesso.

No caso do reconhecimento que não envolve dinheiro, é importante sempre dizer obrigado para o funcionário que fez uma tarefa bem-sucedida. O empreendedor deve se preocupar em falar com o funcionário para elogiar e não apenas para corrigi-lo. Pode ser um reconhecimento durante uma reunião ou um tempo extra de folga, por exemplo.

Segundo o site, tornou-se clichê para as empresas dizer que os funcionários são os ativos mais valiosos. Clichê ou não, isso é verdade. Por isso, o empreendedor deve se certificar que os funcionários são reconhecidos.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.