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Conheça a empreendedora que fatura alto no difícil mercado de fragrâncias

Pequenos negócios conseguem encontrar seu espaço mesmo com o mercado dominado por multinacionais

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Por Rodrigo Rezende
Atualização:

Os fornecedores de fragrâncias para as indústrias de higiene, beleza e limpeza doméstica movimentam por ano no Brasil entre US$ 250 milhões e US$ 300 milhões. Esse faturamento é estimado por profissionais que atuam no segmento. Quatro multinacionais detêm de 70% a 80% do mercado, mas há espaço para pequenos empreendedores – fabricantes, distribuidores e até representantes dos grandes players do segmento. E o segredo é saber se diferenciar para conquistar relevância.

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A empreendedora Valéria Marucci, que há quatro anos fundou a VM7 Conceitos & Fragrâncias, é um exemplo. “Visualizei uma lacuna, as (grandes) empresas vendem apenas fragrâncias e estavam acomodadas. Por isso, resolvi fazer um barulhinho. Criei uma empresa que entrega uma solução completa, oferecendo ativos e fragrâncias ao mesmo tempo”, conta. Ativos, no jargão do setor, são outras substâncias usados na composição do cosmético, por exemplo.

A VM7 distribui produtos de duas fabricantes da Espanha, uma do Brasil e está fechando parceria com uma companhia da Alemanha. Além disso, tem uma linha própria de ativos de alto valor agregado. “Entregar soluções bem diferenciadas abre portas para levarmos nossas fragrâncias aos clientes”, diz a empreendedora.

Valéria atuou por mais de 20 anos no setor de fornecimento de matérias-primas primas para a fabricação de cosméticos. Mesmo assim, ela resolveu empreender. “Larguei uma carreira consolidada e confortável pois queria ter a experiência de montar uma empresa do zero”, diz . “Percebi que tinha chegado a hora de voar sozinha e realizei um sonho, investi R$ 500 mil para começar o negócio.” Deu certo. Neste ano, a VM7 espera faturar R$ 6,9 milhões – o empreendimento conta com quase três mil clientes ou possíveis compradores das soluções criadas pela empresa. “Tivemos um crescimento assustador, muito rápido”, explica Valéria.

O segredo para o pequeno empreendedor se sobressair está mesmo na construção de um relacionamento sólido com os clientes. Essa é a opinião de Sara Gonçalves, coordenadora do curso de pós-graduação em perfumaria das Faculdades Oswaldo Cruz. A especialista afirma que quanto mais íntima for essa relação comercial, maior também será a capacidade do negócio desenvolver soluções personalizadas de fragrâncias. Outro campo promissor, segundo a professora, é o de perfumaria de nicho e marketing olfativo. “A busca pelo sensorial agradável é algo que empresas de diversos setores querem atualmente.”

Exemplo. A empresa Mon Absolu, que a perfumista Fanny Moreau de Menezes abriu em dezembro passado na capital paulista, busca exatamente esse caminho. O portfólio do empreendimento, dessa forma, inclui a elaboração de perfumes personalizados, composição olfativa para eventos e marketing sensorial para marcas.

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Fanny já criou, por exemplo, fragrâncias para uma rede de escolas de idiomas, para uma marca de telefone celular e até para uma fabricante de automóveis. Com o marido, a empreendedora investiu mais de R$ 600 mil no negócio e espera faturar perto de R$ 1 milhão a partir do terceiro ano de atividade. E a empresa já pensa em expansão. “Planejo abrir uma filial no Rio de Janeiro, região que tem potencial muito grande. Lá temos clientes menores, mas em quantidade maior do que em São Paulo”, revela.

Negócio tem que apostar em nichosA pessoa que pensa em iniciar uma empresa na área deve apostar em soluções customizadas para o cliente e principalmente focar em inovação e diferenciação

InovarApresentar novos produtos e inovar são maneiras de se diferenciar na área de fragrâncias. Uma dica é avaliar a necessidade do cliente e oferecer alternativas.

Personalizar Seja para uma marca, produto ou até mesmo para o consumidor final, a personalização é uma prática que pode trazer vantagens competitivas.

Completo Uma das formas de ganhar espaço ao fornecer itens de fragrâncias é apresentar uma série de soluções completas para o desenvolvimento dos produtos.

ExperiênciaConhecer bem o mercado e ter uma equipe especialista é fundamental para entender o que o cliente precisa e, com isso, oferecer a solução ideal para cada um.

AgilidadePara aproveitar mais chances no setor, empresas menores podem se diferenciar com agilidade na execução do projeto e entrega dos insumos.

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