Enquanto esteve fora da Apple, Jobs fundou uma startup direcionada à educação
Enquanto esteve fora da Apple, Jobs fundou uma startup direcionada à educação

Conheça 8 segredos de gestão de Steve Jobs

Confira lista produzida por portal especializado nos Estados Unidos

Estadão PME,

01 de junho de 2015 | 07h29

O modelo de gestão de Steve Jobs pode ser descrito por uma série de adjetivos, todos eles passíveis de interpretações ambíguas. Pelo amor ou pela dor, o idealizador da Apple criou em poucos anos a empresa de maior sucesso do planeta.

::: Saiba tudo sobre :::

Mercado de franquias

O futuro das startups

Grandes empresários

Minha história

Mas, antes disso, Jobs foi conduzido à porta da rua da Apple. Poucos meses depois, fundou uma nova companhia, a startup apropriadamente chamada de NeXT, direcionada a produzir computadores de alta performance para a indústria da educação. Um time de talentos da Apple o seguiu, uma evidência de que desde aquele tempo muitos acreditavam no seu potencial.

O colaborador do portal Inc. Justin Bariso listou oito lições que esta empreitada de Jobs deixa para empreendedores que desejam alcançar o sucesso na gestão de seus negócios.

1. Mostre sua paixão

Se você não for apaixonado por sua ideia, ninguém mais será. Entusiasta em todos os seus discursos, Jobs fazia questão de mostrar empolgação diante daquilo que propunha a seus colaboradores. Ele acreditava no que dizia, o que é mais importante.

2. Foco em agregar valor

"Estamos fazendo isso porque temos paixão. Porque realmente acreditamos no processo. Não porque queremos fazer fortuna", dizia Jobs aos colaboradores da NeXT. Enquanto empreendedor, não há sentimento mais nobre do que melhorar a qualidade de vida das pessoas.

3. Desafie seu time

Jobs podia ser autoritário, mas exigia de seus funcionários o suficiente para impulsionar seu crescimento. Por isso, ele deixava claro para as pessoas exatamente o que o desagradava nelas.

4. Mantenha todo mundo no caminho

Confome o envolvimento do empreendedor em seu negócio cresce, é fácil perder a noção daquilo que é mais importante. Mudanças radicais são perigosas, mas trata-se da sua companhia. Foi o que expulsou Jobs da Apple, mas também o que o levou de volta e transformou a empresa em um sucesso.

5. Defina as prioridades corretas

Enquanto a equipe da NeXT discutia suas prioridades, era possível testeminhar uma notável capacidade de Jobs de concentrar-se e defender o que era mais importante. Enquanto empresário, você sabe o que é imprescindível, mas consegue explicar o por quê? Se sim, então seu time vai segui-lo.

6. Saiba interromper

Uma lição que Steve Jobs deixiou clara em todas as suas reuniões de trabalho é que existe o momento em que é preciso ser objetivo. Seja um bom ouvinte. Seja paciente. Mas saiba quando precisa intervir e, assim, economizará muito tempo e recursos.

7. Aprenda com o passado

Qualquer grande empreendedor sabe que as falhas são parte do processo. Quanto mais você tenta, mais você falha, mas o sucesso está logo adiante. Você deve sair em busca dele.

8. Foco no positivo

Quando você tem um longo caminho pela frente, pode ser intimidante direcionar a atenção para o lado. Sempre haverá muito o que fazer, mas lembre-se de olhar para trás, para o que já realizou, e que pode lhe dar a motivação que você precisa seguir em frente.

Tudo o que sabemos sobre:
Steve JobsAppleNeXT

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.