Divulgação
Divulgação

Conheça 20 oportunidades de negócios sustentáveis que podem sair do papel agora

Durante a Rio+20, Sebrae vai mostrar oportunidades de negócios ecologicamente corretos

Estadão PME,

22 de maio de 2012 | 06h30

Tornar a empresa mais sustentável é um dos maiores desafios dos empresários do Brasil e do mundo. E, ao contrário do que se imagina, a tarefa pode ser menos complicada do que parece e é viável até mesmo para as pequenas e microempresas, como gráficas, pousadas e restaurantes, segundo mostra mapeamento feito pelo Sebrae que será divulgado em junho, no Rio + 20. O levantamento, que culminou na atualização da lista Ideias de Negócios, serviço da instituição que conta com um banco de informações sobre como montar um negócio específico, contém os 20 nichos mais prósperos para empreender sem agredir o meio ambiente.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

"As práticas sustentáveis passam a ser um instrumento de competitividade e por isso é tão importante a empresa estar alinhada nesse movimento. Uma pequena empresa que passa a ter esse tipo de preocupação pode ampliar seu lucro, diminuir custos e se tornar mais competitiva no mercado", explica Enio Pinto, diretor nacional de Tecnologia e Inovação do Sebrae.

Criado em 2007, o espaço Ideias de Negócios traz informações úteis a quem pensa em se dedicar ao empreendedorismo. Com foco no desenvolvimento de atividades sustentáveis, as 11 ideias que já estavam no catálogo foram atualizadas e mais nove foram criadas, dando origem a lista que será apresentada na conferência da ONU, no Rio de Janeiro, no próximo mês. Sugestões para lavanderia, pousada, indústria de reaproveitamento de resíduos, organizadora de eventos carbono neutro e carpintaria verde fazem parte da lista.

"É um espaço onde quem tem vontade de abrir um negócio pode encontrar muitas informações sobre como começar no caminho sustentável. Quem já tem uma empresa e quer torná-la menos agressiva ao meio ambiente também pode se beneficiar com as informações e depois  receber orientação especializada de como migrar do tradicional para o ecologicamente correto", diz.

As ideias de negócios feitas pelo Sebrae resultam de pesquisas e trazem orientações sobre questões referentes a espaço físico adequado, número de funcionários, equipamentos, valor do investimento, entre outros detalhes. De acordo com Ênio Pinto, existem formas acessíveis e simples de remodelar um negócio já existente para essa nova realidade de mercado, onde os consumidores entendem as ações sustentáveis como um diferencial decisivo entre optar ou não por um produto ou serviço.

"Uma pousada pode trocar as lâmpadas que consomem muita energia por as que utilizam menos;  instalar temporizador que aciona a luz somente quando necessário; mudar a sua matriz energética e captar energia por meio de painéis solares;  usar tanques para armazenar água da chuva para o aproveitamento em procedimentos que não exijam água potável. Para cada um dos negócios existem sugestões de como diminuir o impacto ambiental", diz o diretor de inovação e tecnologia da instituição.

A lista elaborada ficará disponível apenas em formato digital, no site do Sebrae, para evitar consumo e desperdício de papel.

 

Confira as 20 Ideias de Negócios Sustentáveis elaborada pelo Sebrae:

1 - Lavanderia

2 - Pousada

3 -  Fábrica de Cerâmica

4 - Fábrica de Embalagens Ecológicas

5 - Fábrica de Aquecedor Solar

6 - Restaurante Natural

7 - Lava-Jato

8 - Produção de Biojóias

9 - Hotel Fazenda

10 -Reciclagem de lixo eletrônico

11- Gráfica

12 - Fábrica de Cosméticos Ecológicos

13 - Indústria de Pavimento Ecológico

14 - Fábrica de Calçados Ecológicos

15 - Retífica Ecológica

16 - Indústria de Reaproveitamento de Resíduos

17 - Coleta e Reciclagem de Resíduos da Construção Civil

18 - Carpintaria Verde

19 -  Fábrica de Conservas

20 - Organizadora de Eventos Carbono Neutro (que não consumam carbono)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.