Epitácio Pessoa/AE
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Confira seis dicas de etiqueta que todo pequeno empresário deve seguir

No mundo dos negócios não basta ter um bom produto ou serviço, é preciso passar ao cliente confiança e segurança

estadão pme,

24 de janeiro de 2012 | 08h55

 Causar uma boa impressão pode ser a diferença entre conquistar um desempenho bom ou ruim. E isso afetará também o faturamento da sua pequenoa empresa no final do mês. Pensando nisso, o Estadão PME elaborou seis dicas de etiqueta empresarial que todo empreendedor pode seguir para facilitar a comunicação com clientes e com a própria equipe de trabalho. As dicas foram elaboradas com a ajuda dos consultores Fábio Gerlach e Gustavo Carrer, que selecionaram essas informações para o Jornal de Negócios do Sebrae-SP.

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1ª dica: sua empresa deve estar em ordem

Se você vai receber um cliente em sua sede, a principal recomendações dos especialistas é manter o ambiente limpo e organizado, caso contrário, a impressão negativa pode comprometer qualquer negociação.

2ª dica: saiba quem é o seu cliente

É muito importante o pequeno empresário identificar o perfil do seu cliente. E mais: é fundamental o empreendedor adaptar-se a esse estilo. Dessa forma, descubra se o cliente é formal ou informal nas relações, ou se ele gosta das informações passadas de maneira mais prática ou detalhada.

3ª dica: cuidado com as roupas

A vestimenta é muito importante e pode variar conforme o local do encontro. Para os homens, pode ser necessário usar terno e gravata em determinadas ocasiões. Para não errar, recomendam os consultores do Sebrae-SP, o chamado 'esporte fino' é uma boa opção - calça e camisa social e até um jeans com blazer são sempre aceitáveis.

4ª dica: passe segurança

Não adianta nada acertar o perfil do cliente ou a roupa que você está vestindo se você não passa segurança ao cliente. Esteja seguro do que você pretende oferecer. Mais do que isso: titubear no momento de apresentar um produto ou serviço - ou metas aos seus funcionários - pode gerar problemas e desconfianças.

5ª dica: seja discreto

Os especialistas Fábio Gerlach e Gustavo Carrer são categóricos. Evite fofocas, falar mal de concorrentes. Não faça, ainda, comentários polêmicos ou cometa erros de português,

6ª dica: com sua equipe, seja direto

Uma boa reunião com seus colaboradores deve ter tópicos dos assuntos que serão discutidos, tempo estabelecido para início e fim do encontro e, principalmente, o monitoramento posterior do que foi planejado.

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