Confira os projetos que mais fizeram sucesso nos sites de financiamento coletivo em 2014

Campanhas online se mostram uma boa estratégia para viabilizar empreendimentos

Estadão PME,

23 de dezembro de 2014 | 13h50

Os sites de financiamento coletivo se mostram uma boa estratégia para empreendedores que precisam de dinheiro para tirar seus projetos do papel. Se a campanha agradar o público, além de concretizar o projeto, o empreendedor ainda ganha visibilidade. Para servir de inspiração, o Estadão PME separou as cinco campanhas de maior sucesso nos sites Kickstarter e Indiegogo que arrecadaram milhões de dólares. Confira:

:: Kickstarter ::

1 - Cooler com alto-falante, liquidificador e entrada USB

O Coolest, um cooler para armazenar bebidas com entrada USB, alto-falantes e até liquidificador se tornou o projeto mais financiado da história do Kickstarter ao fim da campanha, em 29 de agosto.

Meta inicial: US$ 50 mil

Valor arrecadado: US$ 13.285.226

2 - Pono Music

O Pono, idealizado pelo cantor Neil Young, é uma alternativa ao iPod e ao Mp3 e tem como objetivo "proporcionar a melhor experiência de áudio possível da música" e, assim, restaurar a qualidade original das gravações em estúdio.

Meta inicial: US$ 800 mil

Valor arrecadado: US$ 6.225.354

3 - Reading Rainbow

Reading Rainbow é um projeto de incentivo à leitura promovido pelo ator e empreendedor LeVar Burton (conhecido por interpretar o tenente Geordi La Forge em Star Trek). O objetivo do projeto foi recriar a série educativa de TV Reading Rainbow, que auxilia crianças a aprender a ler e escrever, em uma versão web.

Meta inicial: US$ 1 milhão

Valor arrecadado: US$ 5.408.916

4 - The Micro

O projeto arrecadou milhões para construir a primeira impressora 3D portátil e para uso doméstico ou em escritórios. Batizado de Micro 3D, o equipamento permite construir os próprios modelos a partir de arquivos disponíveis na web.

Meta inicial: US$ 50 mil

Valor arrecadado: US$ 3.401.361

5 - The Dash

O Dash é um fone de ouvido inteligente. Além de tocar músicas, ele tem funções para monitorar o treino, como batimentos cardíacos, respiração, distância percorrida e velocidade. E ainda é a prova d´água.

Meta inicial: US$ 260 mil

Valor arrecadado: US$ 3.390.551

:: Indiegogo ::

1 - A Hora do Código

A campanha de uma organização sem fins lucrativos dedicada a expandir o ensino da ciência da computação foi a campanha mais bem sucedida da história do Indiegogo. O objetivo da campanha é treinar 10 mil professores de ciência da computação e impactar 100 milhões de estudantes com a Hora do Código. A organização foi lançada por Ali e Hadi Partovi com o objetivo de desmistificar a ideia de que programação é algo difícil.

Meta inicial: US$ 5 milhões

Valor arrecadado: US$ 5.016.487

2 - Axent Wear Cat

Trata-se de um fone de ouvido com orelhas de gato que tem a função de alto-falantes e ainda tem luzes LED. O acessório estava disponível nas cores azul, vermelha, verde e roxa e arrecadou quase 12 vezes a meta inicial da campanha.

Meta inicial: US$ 250 mil

Valor arrecadado: US$ 2.930.781

3 - Stone Brewing

A Stone Brewing, uma cervejaria norte-americana, queria fundos para abrir uma nova planta na Alemanha e decidiu fazer uma campanha para conseguir fundos. Os fundadores da cervejaria, então, chamaram diversos colegas cervejeiros e lançaram uma coleção de cervejas especialmente para esse fim.

Meta inicial: US$ 1 milhão

Valor arrecadado: US$ 2.531.898

4 - Lazer Team

Lazer Team é de um conhecido site de entretenimento norte-americano, o Rooster Teeth, que produz suas próprias séries e cujos vídeos têm mais de 3 bilhões de visualizações no YouTube; o empreendimento pediu ajuda de seus fãs para produzir seu primeiro filme de comédia sobre uma invasão alienígena. A equipe do Rooster conseguiu bater a meta de US$ 650 mil em apenas 11 horas.

Meta inicial: US$ 650 mil

Valor arrecadado: US$ 2.480.334

5 - Capacete Skully AR-1

O modelo Skully AR-1, criado para os motociclistas, tem um visor que mostra as imagens de uma câmera localizada na parte de trás do capacete, é equipado com GPS e ainda é possível sincronizar o equipamento com o smartphone para atender ligações e ouvir música. A câmera instalada tem um ângulo de visão de 180 graus, o que garante que o motociclista consiga ver o que está acontecendo no seu lado direito e esquerdo. As informações são projetadas no visor do motociclista, mas fora do campo de vista principal do piloto.

Meta inicial: US$ 250 mil

Valor arrecadado: US$ 2.441.228

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.