Os sites de financiamento coletivo se mostram uma boa estratégia para empreendedores que precisam de dinheiro para tirar seus projetos do papel. Se a campanha agradar o público, além de concretizar o projeto, o empreendedor ainda ganha visibilidade. Para servir de inspiração, o Estadão PME separou as cinco campanhas de maior sucesso nos sites Kickstarter e Indiegogo que arrecadaram milhões de dólares. Confira:
:: Kickstarter ::
1 - Cooler com alto-falante, liquidificador e entrada USB
O Coolest, um cooler para armazenar bebidas com entrada USB, alto-falantes e até liquidificador se tornou o projeto mais financiado da história do Kickstarter ao fim da campanha, em 29 de agosto.
O Pono, idealizado pelo cantor Neil Young, é uma alternativa ao iPod e ao Mp3 e tem como objetivo "proporcionar a melhor experiência de áudio possível da música" e, assim, restaurar a qualidade original das gravações em estúdio.
Reading Rainbow é um projeto de incentivo à leitura promovido pelo ator e empreendedor LeVar Burton (conhecido por interpretar o tenente Geordi La Forge em Star Trek). O objetivo do projeto foi recriar a série educativa de TV Reading Rainbow, que auxilia crianças a aprender a ler e escrever, em uma versão web.
Meta inicial: US$ 1 milhão Valor arrecadado: US$ 5.408.916
4 - The Micro
O projeto arrecadou milhões para construir a primeira impressora 3D portátil e para uso doméstico ou em escritórios. Batizado de Micro 3D, o equipamento permite construir os próprios modelos a partir de arquivos disponíveis na web.
5 - The DashO Dash é um fone de ouvido inteligente. Além de tocar músicas, ele tem funções para monitorar o treino, como batimentos cardíacos, respiração, distância percorrida e velocidade. E ainda é a prova d´água.
A campanha de uma organização sem fins lucrativos dedicada a expandir o ensino da ciência da computação foi a campanha mais bem sucedida da história do Indiegogo. O objetivo da campanha é treinar 10 mil professores de ciência da computação e impactar 100 milhões de estudantes com a Hora do Código. A organização foi lançada por Ali e Hadi Partovi com o objetivo de desmistificar a ideia de que programação é algo difícil.
Meta inicial: US$ 5 milhões Valor arrecadado: US$ 5.016.487
2 - Axent Wear Cat
Trata-se de um fone de ouvido com orelhas de gato que tem a função de alto-falantes e ainda tem luzes LED. O acessório estava disponível nas cores azul, vermelha, verde e roxa e arrecadou quase 12 vezes a meta inicial da campanha.
Meta inicial: US$ 250 mil Valor arrecadado: US$ 2.930.781
3 - Stone Brewing
A Stone Brewing, uma cervejaria norte-americana, queria fundos para abrir uma nova planta na Alemanha e decidiu fazer uma campanha para conseguir fundos. Os fundadores da cervejaria, então, chamaram diversos colegas cervejeiros e lançaram uma coleção de cervejas especialmente para esse fim.
Lazer Team é de um conhecido site de entretenimento norte-americano, o Rooster Teeth, que produz suas próprias séries e cujos vídeos têm mais de 3 bilhões de visualizações no YouTube; o empreendimento pediu ajuda de seus fãs para produzir seu primeiro filme de comédia sobre uma invasão alienígena. A equipe do Rooster conseguiu bater a meta de US$ 650 mil em apenas 11 horas.
O modelo Skully AR-1, criado para os motociclistas, tem um visor que mostra as imagens de uma câmera localizada na parte de trás do capacete, é equipado com GPS e ainda é possível sincronizar o equipamento com o smartphone para atender ligações e ouvir música. A câmera instalada tem um ângulo de visão de 180 graus, o que garante que o motociclista consiga ver o que está acontecendo no seu lado direito e esquerdo. As informações são projetadas no visor do motociclista, mas fora do campo de vista principal do piloto.