Confira como 5 startups conseguiram inovar e se tornaram negócios gigantescos

Confira como 5 startups conseguiram inovar e se tornaram negócios gigantescos

Para especialista, histórias de sucesso carregam elementos em comum que precisam ser seguidos pelas PME

Bruno de Oliveira, especial para O Estado,

17 de agosto de 2015 | 07h30

Em um primeiro olhar, as empresas consideradas mais inovadoras apresentam muitos pontos que as diferenciam entre si, como o momento no qual surgiram, área de atuação e modelo de negócio. No entanto, todas possuem traços em comum que foram determinantes para que alcançassem posição de destaque no mercado.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

::Facebook::

::Twitter::

::Google::

Segundo Rodolfo Olivo, professor da Fundação Instituto de Administração (FIA) e especialista em empreendedorismo, as similaridades entre as empresas inovadoras são fatores a serem almejados por pequenos negócios que pretendem decolar. 

"Existem detalhes parecidos entre as empresas inovadoras de hoje que preceisam ser estudados pelas startups brasileiras. Geralmente são três os fatores em comum na história das empresas que alcançaram o sucesso", conta o especialista.

O tripé apontado pelo professor são o timing, ou seja, a capacidade da empresa de saber tornar seu produto ou serviço contemporâneos a demanda; um modelo de negócio sólido com o qual pode vencer a concorrência na corrida por clientes ou usuários e, por fim, a capacidade que as empresas de sucesso têm em atrair talentos.

"É muito importante para a startup ter um timing bom. Se o Google tivesse surgido anos antes, a internet ainda não estaria preparada para a navegação por meio da busca, mesmo nos EUA. Se surgisse um pouco depois, no entanto, já teria perdido espaço para concorrentes", completa Olivo.

"Com relação ao modelo de negócio, as empresas inovadoras conseguiram responder à pergunta sobre como ganhar dinheiro com a ideia que tiveram. Por fim, os fundadores dessas empresas foram geniais ao criarem equipes capacitadas para tirar a ideia do papel. Mais do que isso, criaram empresas que conseguem atrair muitos profissionais", disse.

Confira abaixo os diferenciais que fizeram 5 startups se tornarem empresas gigantes:

GOOGLE

Segundo o professor Rodolfo Olivo, o mecanismo de busca criado por Sergey Brin e Larry Page popularizou o uso da internet. A forma de navegação proposta pela empresa, nos primórdios, facilitou a maneira com a qual os usuários utilizam a rede mundial.

FACEBOOK

A maior rede social do mundo permitiu que as pessoas se conectassem digitalmente como nenhuma outra plataforma tinha conseguido. Para o professor da FIA, a empresa fundada por Mark Zuckerberg conseguiu reunir elementos que faltavam em outros sites, como é o caso do Orkut, primeira rede social a ser popular no País.

PAYPAL

A plataforma de meio de pagamento conseguiu quebrar a barreira que existe na internet que é a de proporcionar um ambiente de transação seguro, ainda que hoje exista essa preocupação entre usuários de alguns países. O diferencial do PayPal, inclusive, proporcionou o sucesso de diversas empresas de comércio eletrônico.

AMAZON

Tornou-se a grande varejista da internet hoje com a popularização dos meios de pagamentos online. Apesar disso, o grande diferencial desta empresa foi ter criado uma plataforma inteligente de compra na internet, de forma que buscar produtos fosse algo possível a qualquer perfil de consumidor.

YOUTUBE

Para Olivo, o YouTube tornou possível que usuários cirassem seus próprios conteúdos, o que provocou uma revolução na maneira como as pessoas consomem este tipo de material na internet.

Tudo o que sabemos sobre:
inovacaoinoveparaempreender

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.