11 de maio de 2013 | 12h30
O segmento de franquias segue em expansão, despertando o interesse de quem tem planos para empreender. E, nesse quesito, as opções na área de beleza e estética estão entre as mais procuradas pelo investidor. Aliado a vaidade do brasileiro e ao acesso a novos produtos e serviços por parte do consumidor, o setor apresenta crescimento consistente e constante.
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Mas antes de escolher o seu negócio, é preciso estar certo de que ele é ideal para o perfil do empreendedor. Segundo Adir Ribeiro, presidente da consultoria Praxis, especialista no assunto, o empresário que optar pelo área de beleza e estética precisa "gostar de servir pessoas e demonstrar interesse genuíno na beleza". "Ele tem de acreditar que autoestima e beleza caminham juntas, tem de estar de bem com a vida e ter uma capacidade de gestão adequada, conhecendo claramente o papel da cada parte nessa construção do sucesso", destaca.
Segundo o especialista, apesar de atrair um número cada vez maior de empreendedores, ainda há muito espaço para novos investidores na área da beleza. "Todo setor corre risco de saturação e o de beleza não é diferente. Os números de crescimento do segmento de beleza são superiores aos do PIB, por exemplo, e ainda há inúmeros negócios não formatados em franquias, que têm grande representatividade no mercado. Ou seja, há potencial de várias empresas ainda se tornarem franqueadoras e mesmo assim gerar consumo e potencial de mercado adequados", afirma.
Confira abaixo uma lista com cinco opções de franquias selecionadas por Adir Ribeiro para o leitor do Estadão PME.
Contém 1g.
Segundo Adir Ribeiro, a empresa se reformulou e focou em produtos de maquiagem com maior valor agregado. "Esse é um negócio de destaque no setor."
Dados da Franquia
Ano de fundação: 1984
Número de franqueados: 162
Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
Investimento: R$ 390 mil
Site: www.contem1g.com.br
Mahogany
Para Ribeiro, essa é uma opção consolidada. fundada em 1991, a marca cresce de maneira consistente no varejo, com produtos e clientes fiéis, analisa.
Dados da franquia
Ano de fundação: 1991
Número de franqueados: 151
Faturamento médio mensal: R$ 55 mil
Investimento: a partir de R$ 210 mil
Site: www.mahogany.com.br
Sorrident´s
"A rede de clínica odontológica está bem consistente e com posicionamento claro", resume Adir Ribeiro.
Dados da franquia
Ano de fundação: 1995
Número de franqueados: 133
Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
Investimento: a partir de R$ 275 mil
Site: www.sorridents.com.br
Academia Ecofit
Para o especialista, o destaque desse investimento é que se trata da primeira academia com conceito de clube e princípios de sustentabilidade, que são atributos que geram confiança nos consumidores.
Dados da franquia
Ano de fundação: 2005
Faturamento médio mensal: R$ 300 mil
Investimento: R$ 149 mil
Site: www.ecofit.com.br
Quem disse Berenice
Trata-se da única integrante dessa lista que mantém relações comerciais com Adir Ribeiro (sua empresa, a Praxi, presta consultoria para O Boticário). No entanto, afirma, a opção deve ser levada em conta "por ser um conceito diferenciado e jovial de maquiagem para um público mais descolado que os clientes de O Boticário", afirma. O único porém da marca é que, atualmente, ela é oferecida apenas para a base franqueado da marca.
Dados da franquia
Ano de fundação: 2012
Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
Investimento: a partir de R$ 300 mil
Site: www.quemdisseberenice.com.br
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