Helvio Romero/Estadão
Helvio Romero/Estadão

Confira a íntegra de módulos do Encontro PME que debateu o futuro das startups no Brasil

Empresários e especialistas debatem os rumos do segmento

Estadão PME,

05 de maio de 2014 | 06h45

Empresários e especialistas do segmento de startups e uma platéia de leitores do Estadão se reuniram no dia 23 de abril, em são Paulo, na 8a edição do Encontro PME para discutir o mercado brasileiro de startups. Além de contar as histórias de quem alcançou o sucesso, o evento debateu estratégias de atuação com base em erros e acertos dos empreendedores.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Tallis Gomes, fundador do Easy Taxi, contou um pouco de sua história e o que o levou a criar o negócio que se tornou uma multinacional brasileira em pouco tempo. Ele dividiu o palco com Danilo Toledo, um dos sócios de uma das startups brasileiras de maior sucesso, a Taqtile, que conquistou clientes grandes dentro e fora do País. Confira a íntegra deste módulo no vídeo abaixo.

Quando está no começo, uma startup geralmente precisa de ajuda para se desenvolver. Muitas procuram esse apoio de incubadoras e, em determinado momento, de aceleradoras. Para explicar as diferenças de cada uma e o que essas instituições e empresas fazem, os participantes assistiram o módulo que contou com a presença de Sergio Risola, diretor executivo do Centro de Inovação. Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), da USP, Pedro Waengertner, sócio da aceleradora de empreendimento Aceleratech, e Marcio Brito, coordenador da área de startups do Sebrae. Confira no vídeo abaixo como foi.

A fase de captação de recursos, um momento crítico apontado pelos empresários do ramo, foi analisada por Rodrigo Menezes, da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap), Marcelo Pimenta, professor da ESPM, Gustavo Caetano, sócio da Samba Tech e presidente da Associação Brasileira de Startups, a ABStartups. Assista o vídeo abaixo para saber mais sobre o assunto.

No último bloco, grandes empresários dão dicas para os pequenos, para quem está começando. Confira a opinião de empresários como José Efromovich, um dos criadores da companhia aérea hoje conhecida como Avianca.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.