Daniel Teixeira/AE
Daniel Teixeira/AE

Confiança do consumidor sobe 1,8% em dezembro, diz Fecomercio-SP

Na comparação com dezembro do ano passado, no entanto, a confiança ainda está 3,7% inferior

AGÊNCIA eSTADO,

19 de dezembro de 2011 | 14h40

  O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) na capital paulista registrou alta de 1,8% e atingiu 158,2 pontos em dezembro, ante 155,4 pontos em novembro, o melhor resultado desde abril (159,4 pontos), de acordo com dados divulgados hoje pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). Na comparação com dezembro do ano passado, a confiança ainda está 3,7% inferior. Na pesquisa, resultados acima de 100 pontos indicam otimismo e, abaixo, pessimismo.

De acordo com a Fecomercio-SP, a confiança do consumidor aumentou influenciada pelo crescimento do emprego e da renda ao longo do ano e, sazonalmente, pelo pagamento do 13.º salário. O Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) teve alta de 2,3% em dezembro na comparação com novembro e chegou a 163,3 pontos neste mês. Neste indicador, os consumidores com menos de 35 anos de idade puxaram o aumento da confiança, com alta de 4,1%, para 167,2 pontos, enquanto aqueles com 35 anos ou mais registraram queda de 0,6%, para 156,7 pontos.

Já o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) aumentou 1% e atingiu 150,5 pontos em dezembro. Neste indicador, a confiança cresceu 7% entre os consumidores com renda superior a 10 salários mínimos, para 164,3 pontos; já para os consumidores com renda inferior a 10 salários mínimos caiu 2%, para 143,9 pontos.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é apurado mensalmente pela Fecomercio-SP desde 1994. Os dados são coletados com 2,1 mil consumidores no município de São Paulo.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Tudo o que sabemos sobre:
ConsumoConsumidorEconomia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.