Concorrência pelo topo é forte

Concorrência pelo topo é forte

Desempenho é diferencial em mercado com grande variedade de produtos

O Estado de S.Paulo

31 de julho de 2017 | 06h00

Com HP e Epson em primeiro lugar, Impressora é uma das categorias com empresas empatadas no topo do ranking de satisfação. Nesta categoria da Escolha PME, os clientes prezam principalmente pelos produtos na hora de escolher uma marca, conforme mencionado por 65% dos empreendedores ouvidos. Dentre os empresários que apontaram esse driver de decisão, qualidade e desempenho importam para 83%. Quesitos como portfólio, segurança e prazo de garantia aparecem na sequência como essenciais para quem tem produtos como critério de escolha.

Segundo atributo mais importante apontado como driver de decisão, o atendimento ficou bem atrás na pesquisa, com 28% das citações.

Este segmento, de impressoras, foi mais um dos atingidos pela retração econômica em 2016, com queda de 29% nas vendas, de acordo com levantamento da consultoria IDC Brasil.

Diversidade de modelos destaca HP

O vasto portfólio da HP, com cerca de 70 modelos de impressoras, jato de tinta e laser, é um dos principais fatores para a boa colocação na pesquisa, segundo o gerente para a América Latina de desenvolvimento de negócios de Office Printing Solutions, Ivan Kotchetkoff. “Temos, por exemplo, a linha que chamamos de ‘pro’. É voltada ao uso profissional e cabe muito bem dentro de uma pequena ou média empresa.” Para ele, isso significa capacidade técnica de atender a demanda de impressão a um custo econômico. 

Ele cita as linhas de impressoras tanque de tinta e a chamada de page white como modelos com essas qualidades e, portanto, atraentes para pequenos e médios empreendedores. “A page white é uma jato de tinta com uma cabeça de impressão da largura do papel. Ou seja, ela não se movimenta e faz a impressão em uma única passagem. Imprime até 75 páginas por minuto.” 

Nem todo mundo associa segurança da informação com impressoras: “Hoje, uma impressora é igualzinha a um PC. Ela tem HD e pode sofrer um ataque de hacker também”, diz Kotchetkoff, para quem os pacotes de segurança da empresa são outro diferencial. 

Na Epson, economia de energia

A Epson também aposta em seu portfólio. Kao Mei I, gerente de negócios para o consumidor, diz que a empresa tem investido cada vez mais no segmento PME. “Em junho do ano passado, lançamos modelos da linha Ecotank com velocidades maiores e maior ciclo mensal de impressão para contribuir com a produtividade dos nossos clientes. Também ampliamos nossa oferta de serviços como atendimento pelo site e garantia estendida.”

Mei destaca o fato de os produtos da Epson demandarem pouca ou nenhuma manutenção e proporcionarem um custo muito baixo. No caso das impressoras jato de tinta, o consumo de energia seria equivalente ao de duas lâmpadas. “Na atual situação econômica, reduzir custos sem perder qualidade e produtividade é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, e os produtos da Epson se encaixam perfeitamente nesse cenário.” 

O tamanho do Brasil, com seus vários níveis de desenvolvimento urbano, é para Mei um dos maiores desafios do setor. “Para minimizar qualquer transtorno que o cliente possa ter, não importa onde ele esteja, a Epson vem capacitando e ampliando a rede de atendimento, presencial e virtual.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.