Reprodução
Reprodução

Computador ajudará a decifrar assobios de golfinho para ele se comunicar com humanos

Projetos de pesquisas também são destaques de empreendedorimo no Brasil

Estadão PME,

16 de abril de 2014 | 06h39

Projeto realizado nas Bahamas – Wild Dolphin Project – pode inspirar o surgimento de novas ideias. Pesquisadores estão desenvolvendo um computador para ser usado embaixo da água que promete funcionar como um interface entre homens e golfinhos.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Esse aparelho irá transmitir assobios artificiais por meio de alto-falantes, e, em seguida, se os golfinhos começarem a copiar os apitos, o dispositivo vai 'traduzir' os sons de volta para o inglês.

 

Mas o propósito dos desenvolvedores não é exatamente que os animais se comuniquem com as pessoas. Segundo o site da Fast Company, o objetivo é que o equipamento possa ser usado para checar em tempo real o quanto os bichos podem reconhecer os assobios artificiais e qual é a capacidade deles de imitar esses sons sintetizados.

A iniciativa mostra um campo que pode ser explorado por startups e empreendedores que desejam por meio de seu negócio contribuir com pesquisa científica.

Alguns projetos brasileiros já foram destaques e podem auxiliar a ilustrar esse tipo de caso, como um portal sobre mobilidade urbana sustentável e um site que oferece uma solução de inteligência educacional focada na aceleração do aprendizado. Clique aqui para saber mais sobre esses assuntos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.