Divulgação
Divulgação

Como tornar as manhãs mais alegres e produtivas

Especialistas detalham maneiras para driblar a lentidão e o mau humor matinais

Estadão PME,

25 de novembro de 2014 | 07h06

 Nas primeiras horas do dia, o nível dos hormônios responsáveis por oferecer energia e vitalidade ao corpo aumenta. Em função disso, especialistas em produtividade costumam dizer que o período da manhã é ideal para a realização de algumas tarefas, como fazer a leitura do noticiário ou checar compromisso do dia.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

No entanto, nem todo mundo consegue reunir disposição para trabalhar nesta parte do dia. E para estas pessoas existem alguns artifícios que podem fazer da manhã um momento mais suportável para se trabalhar, segundo fontes ouvidas pelo Fast Company

POR UMA MANHÃ MELHOR

Exercícios físicos e meditação são formas saudáveis de começar o dia. Banhos de sol também refletem de maneira positiva no humor das pessoas. Cientistas da Unidade de Pesquisa de Neurobiologia do Hospital Universitário de Copenhague, na Dinamarca, descobriram que 30 minutos sob a luz do sol ajudam a reduzir a ansiedade.

POR UMA MANHÃ MAIS RÁPIDA

Este período é para executar as coisas, não planejá-las, diz Julie Morgenstern, autora do livro Nunca Verifique E-mail de Manhã. Tudo o que é preciso para se fazer pela manhã deve ser preparado na noite anterior. Não é aconselhável deixar para a manhã a decisão de o que será vestido, por exemplo. "Travamos sob pressão, e escolher gasta mais tempo", diz.

POR UMA MANHÃ MAIS DIVERTIDA

Alternar os meios de locomoção ao trabalho também pode melhorar o humor matinal. Pesquisadores da Universidade East Anglia, no Reino Unido, descobriram o transporte melhora os efeitos negativos de uma noite de insônia, e viajar de trem ou ônibus dá às pessoas uma oportunidade de relaxar lendo ou conversando com outras pessoas. Outro estudo, agora da escola de negócios da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, apontou que falar com estranhos gera um "impulso de felicidade".

Tudo o que sabemos sobre:
Listaprodutividade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.