Divulgação
Divulgação

Como as pessoas que faziam sucesso, como Steve Jobs, planejavam suas rotinas matutinas

Entenda o que você precisa ter para começar - sempre - bem o dia

Estadão PME,

04 de agosto de 2014 | 06h50

 A ciência costuma dizer que as primeiras tarefas do dia são as mais importantes. Motivo: são nos primeiros momentos do nosso dia que você tem mais foco e autocontrole você tem, independente de acordar às 5h ou ao meio dia. Mas como se preparar para transformar esse momento em algo realmente produtivo?

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

A resposta sempre será bastante variada, mas geralmente envolve organizar uma lista com as coisas mais importantes a se fazer no dia. O site fastcompany compilou uma lista de rotinas de profissionais, artistas e políticos bem sucedidos. Veja só:

Steve Jobs

A mente por trás do sucesso da Apple admitiu, em uma palestra dada a alunos da Stanford no começo de 2005 que ele se fazia apenas uma pergunta: "Se este fosse o último dia da vida, eu estaria satisfeito com o que vou fazer hoje?". Se a resposta fosse 'não' por muitos dias seguidos, ele sabia que era a hora de mudar algo.

Benjamin Franklin

Um dos 'pais fundadores' dos Estados Unidos também era bastante minucioso na hora de fazer sua lista de tarefas para o dia. Em uma reprodução famosa da sua lista de tarefas, ele reserva o período entre as 5h e as 7h para levantar, tomar banho louvar a Deus. além de estudar e tomar café da manhã. Ele também reservava um tempo para pensar sobre a seguinte pergunta: "Que bem eu devo fazer neste dia?"

Margareth Thatcher

A dama de ferro tinha a fama de precisar dormir pouco. Apesar das inúmeras reuniões políticas que se alongavam madrugada adentro, ela não deixava de lado seu costume de acordar às 5h para ouvir o programa de rádio "O campo hoje", sobre alimentação e o meio rural.

David Karp

O fundador do Tumblr olha sua caixa de emails apenas quando chega ao escritório da empresa, que fica a 15 minutos de caminha da sua casa. Lá, ele tem uma caixa separada para outros membros do staff da empresa e para sua namorada. Só depois checa outros emails. Enquanto isso, faz uma lista das tarefas do dia no computador.

Craig Newmark

Quando perguntado sobre seus hábitos matinais num evento, o fundador do Craiglist afirmou: "atendimento ao consumidor".

Seis dicas para ter uma rotina matinal mais produtiva:

Comer um bom café da manhã

Estar atento ao seu relógio corporal. Faça o trabalho criativo quando for o melhor momento

Ter um alarme para a hora de acordar e um para a hora de dormir

Regule seu celular para ter zero notificações durante a madrugada

Desenvolva uma rotina matinal que funcione também durante os fins de semana

Acompanhe seus hábitos para se entender melhor

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.