Dida Sampaio/AE
Dida Sampaio/AE

Comissão de Assuntos Econômicos aprova mudanças no Simples Nacional

Reajuste na tabela do Simples passa a valer em janeiro de 2012

Estadão PME,

27 de setembro de 2011 | 11h24

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (27) o projeto de lei que altera em 50% as tabelas de enquadramento das pequenas e microempresas  optantes pelo Simples Nacional . O regime diferenciado de tributação possibilita o pagamento de diversos tributos por meio de alíquota única. O reajuste  aprovado  passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2012.

De acordo com a Agência Senado,  a comissão aprovou ainda o requerimento de urgência apresentado pelo relator, senador José Pimentel (PT-CE). Em seu relatório,  Pimentel acatou quatro emendas de redação e rejeitou todas as emendas de mérito. Algumas delas tratavam sobre a inclusão de novas categorias econômicas no Simples Nacional. Outra permitia que o empreendedor individual contratasse um menor aprendiz.

Segundo a Agência Sebrae de Notícias, José Pimentel se comprometeu a trabalhar para que os assuntos tratados pelas emendas rejeitadas sejam incluídos numa emenda global, que poderá ser apresentada ao projeto de Lei 467/11, que também propõe alteração na Lei do Supersimples, de autoria da ex-senadora e atual ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

Com outros aperfeiçoamentos na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a proposta do governo chegou ao Legislativo em agosto e foi aprovada rapidamente pela Câmara dos Deputados. A CAE acolheu apenas quatro emendas de redação, sem alterar aspectos de mérito. Assim, o texto não precisará voltar para novo exame da Câmara, podendo ir a sanção assim que for aprovado em Plenário.

::: LEIA TAMBÉM :::

:: Aprovada MP que beneficia empreendedores individuais ::

:: Pequenas empresas terão mais estímulos ::

:: Simples: serviços, comércio e exportação serão os mais beneficiados ::

:: País deve pensar primeiro no pequeno empresário, diz Dilma ::

:: Mantega anuncia correção da tabela do Simples ::

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.