PUBLICIDADE

Publicidade

Comércio segue com faturamento em alta na Região Metropolitana de São Paulo

Pesquisa da Fecomercio e consultoria e-Bit mostra aumento de 5,2% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período de 2011

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A desaceleração do consumo ainda não atingiu o comércio varejista da Região Metropolitana de São Paulo. Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com a consultoria e-Bit divulgada nesta quinta-feira, dia 16, mostra que o faturamento do setor acumula alta de 5,2% em 2012.

PUBLICIDADE

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::::: Twitter :: :: Facebook :: :: Google + ::

O resultado do primeiro semestre é 1,9 ponto porcentual maior em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. Só em junho, o comércio faturou R$ 13,3 bilhões, um aumento de R$ 1,3 bilhão em comparação com o mesmo mês de 2011. Destaque para os setores de comércio automotivo e supermercados, responsáveis por quase 63% do faturamento adicional.

Na avaliação da assessoria técnica da Fecomercio, as medidas de estímulo fiscal do governo direcionadas para alguns segmentos, como automóveis, ajudaram a sustentar o consumo. Em conjunto com as medidas, a entidade ainda destaca os níveis de emprego, incremento da massa real e expansão da oferta de crédito como responsáveis pelo nível de consumo.

Para a Fecomercio, o tripé renda-crédito-estímulos fiscais deve continuar alavancando o consumo das famílias até o fim do ano dentro de um cenário de manutenção da política de incentivos e taxas de juros em queda. No entanto, o cenário positivo pode ser revertido caso a crise no mercado internacional se agravar.

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.