Comércio eletrônico é aposta para quem pretende empreender com sucesso no próximo ano

Filipe Libano resolveu criar um site para customização de barras de chocolate

GISELE TAMAMAR, ESTADÃO PME,

16 de dezembro de 2013 | 06h35

 

 

Na dúvida sobre onde investir em 2014? O Estadão PME conversou com o consultor do Sebrae-SP, Gustavo Carrer, que apontou cinco oportunidades de negócios que podem ajudar quem pretende empreender. As matérias serão publicadas no decorrer desta semana e servem como dicas. Cabe ao interessado aprofundar-se no assunto, fazer um (bom) plano de negócios e verificar se o seu modelo é válido.

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A primeira aposta é o comércio eletrônico. De acordo com a pesquisa WebShoppers da e-bit, o comércio eletrônico faturou R$ 12,74 bilhões só no primeiro semestre de 2013. Esse valor é 24% maior que o registrado nos mesmos meses do ano passado. A mesma pesquisa apontou que 3,98 milhões de pessoas fizeram a sua primeira compra online. No total, o relatório aponta que 46,16 milhões de consumidores já realizaram ao menos um pedido via internet.

Para Carrer, o comércio eletrônico se trata de uma tendência irreversível, e, ao mesmo tempo em que as pessoas estão mais dispostas a comprar pela internet, as ferramentas para estruturar um site estão mais acessíveis para o pequeno empresário.

"Mais do que uma tendência, é uma necessidade dos empresários. Não que as pessoas vão deixar de comprar nas lojas físicas. Mas uma parcela do orçamento do consumidor acaba sendo gasto em compras pela internet", diz Carrer.

::: Dicas para empreender :::

* É preciso estudar o setor e planejar

* O mercado é novo e exige dedicação

* O retorno do investimento não é imediato

Clique no infográfico com detalhes do setor

Doces. O planejamento da empresa ChocoCrie, por exemplo, durou um ano. A ideia de criar um site para vender barras de chocolates customizadas surgiu quando o empresário Filipe Libano procurava algum presente diferente para o aniversário de namoro. "Uma das ideias era chocolate e procurei alguma empresa que pudesse fazer algo customizado. Na época não achei nada", conta.

O presente não deu certo, mas rendeu uma ideia de negócio. "O planejamento durou praticamente um ano até chegar em alguma coisa em que eu acreditasse", conta Libano, que tem a irmã Camila como sócia. A ChocoCrie tem 85 opções de acompanhamento para o cliente montar sua própria barra de chocolate. É possível incluir até cinco ingredientes no pedido. A empresa também vende os sabores mais pedidos, barras elaboradas pelo chocolatier da marca e ainda aceita grandes encomendas.

::: Programação :::

* Terça-feira: Serviços domésticos

* Quarta-feira: Redes sociais e aplicativos

* Quinta-feira: Alimentação

* Sexta-feira: Retrô

A ideia inicial sempre foi montar um site. "O e-commerce dá uma liberdade maior na hora da customização. Já a loja física limita um pouco a variedade", afirma Libano. O principal desafio que ele enfrentou, durante a estruturação do negócio, foi o treinamento da equipe. "Eu acreditava que ia conseguir formar uma equipe rapidamente, mas demorou cerca de três meses", diz.

O site entrou no ar em fase de teste no fim de maio e foi lançado oficialmente em outubro. No total, já foram investidos R$ 350 mil. Com sete meses de operação, a ChocoCrie deve fechar o ano com faturamento de R$ 380 mil.

::: Dicas da experiência do empresário ::: 

* Fique atento à logística do negócio

* Atender bem o cliente é fundamental

* Atenda o Brasil inteiro, se for possível

SERVIÇO

Feira do Empreendedor

Local: Expo Center Norte - Pavilhão Verde, São Paulo

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme

Data: de 22 a 25 de fevereiro

Sábado e domingo: 10h às 21h

Segunda e terça-feira: 13h às 21h

Entrada franca

Inscrições no site: feiradoempreendedor.sebraesp.com.br

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