Comércio eletrônico cresceu 43% no Brasil em 2011

Comércio eletrônico cresceu 43% no Brasil em 2011

Brasileiros movimentaram US$ 25 bilhões em compras pela internet, mais da metade do total da América Latina

Estadão PME,

21 de maio de 2012 | 14h32

 

Os brasileiros movimentaram US$ 25 bilhões em compras feitas pela internet no ano de 2011, o que representou um crescimento de 43% nas vendas. Os dados são do estudo Comércio Eletrônico na América Latina, feito pela AméricaEconomia Intelligence e encomendado pela Visa. O bom desempenho no e-commerce colocou o Brasil no posto de primeiro País latino-americano a conseguir que as vendas online atingissem 1% do seu PIB.

Segundo o levantamento, nos últimos dois anos o Brasil e a América Latina mostraram um significativo crescimento em vendas no e-commerce. Entre os fatores determinantes no comportamento de compra da população estão a maior segurança e confiança no momento da compra; plataformas de negociação de canais como o social commerce (comércio proveniente de redes sociais); reformas governamentais que contribuíram para o incentivo ao e-commerce; aumento do nível de bancarização, além de um maior uso dos meios de pagamentos eletrônicos, como os cartões de crédito.

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Em ordem, os países da América Latina e do Caribe que apresentaram maior participação no total das compras de e-commerce: Brasil, com 59,1% das vendas no comércio eletrônico, México (14,2%), Caribe (6,4%), Argentina (6,2%), Chile (3,5%), Venezuela (3,3%), América Central (2,4%), Colômbia (2%) e Peru (1,4%).

De acordo com o estudo, espera-se que a  América Latina experimente um crescimento de 26% no comércio eletrônico em 2012, e de 28,5%, em 2013.

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