02 de outubro de 2014 | 06h55
Uma lojinha de sapatos de 50 m², instalada num estacionamento no centro de São Paulo, cujo banheiro foi transformado em estoque de produtos por falta de espaço melhor. Foi assim que começou, há 14 anos, a história da Netshoes, atualmente o maior e-commerce de artigos esportivos do mundo. A empresa venceu a categoria Minha História de Sucesso. “Para nós é uma alegria estar aqui. Temos muito orgulho de fazer parte dessa história”, afirmou o diretor de recursos humanos Sérgio Povoa, que representou a empresa na premiação.
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Os fundadores da Netshoes, dois primos de origem armênia, tinham 20 e 25 anos quando tudo começou. “Montamos a loja no estacionamento do meu tio. Éramos dois moleques. Lembro que os fornecedores perguntavam se meu pai viria assinar o cheque e eu tinha que dizer que o responsável era eu”, relembra hoje com alegria o CEO da empresa, Marcio Kumruian. Apesar da pequena estrutura, a loja na rua Maria Antônia já nasceu anunciando que poderia inovar – o nome, com referência à internet, é o mesmo desde o início do negócio.
Hoje, a Netshoes vende artigos esportivos para todo o Brasil, Argentina e México. São mais de dois mil funcionários. Em 2013, a empresa anunciou faturamento de R$ 1,3 bilhão. A trajetória que liga aquela lojinha do passado à estrutura atual passa por algumas decisões cruciais. A principal delas foi investir em vendas online em pleno ano de 2002, quando muitas casas brasileiras conheciam apenas a internet discada.
Naquela época, os dois sócios estavam numa situação difícil. “Ficamos à beira de quebrar, e foi aí que tivemos o estalo. Passamos a conter todos os gastos e começamos a vender na internet”, conta Kumruian. O primeiro par de calçados só foi vendido pelo site no terceiro mês. “No quarto, vendemos dois. Já era um crescimento de 100%”, brinca o CEO.
A partir daí, as vendas online só aumentaram, com taxas de crescimento de 15% ao mês. Foi o sinal para a segunda decisão importante na Netshoes – em 2007 a empresa resolveu fechar as lojas físicas e se concentrar apenas nas vendas pela web. “Focar só na internet foi a decisão mais acertada que tomamos. De lá em diante o ritmo foi alucinante, com crescimento em torno de 130% ao ano”, lembra o empreendedor.
Na mesma época, Kumruian decidiu que venderia somente artigos esportivos. A ideia partiu da observação do público que comprava da empresa. “Boa parte dos nossos clientes na internet eram do interior e percebemos que os itens esportivos tinham mais apelo para esses consumidores.” Com o foco no e-commerce, a próxima decisão da empresa foi investir pesado em tecnologia. Em 2009, a Netshoes recebeu seu primeiro aporte financeiro, o que possibilitou colocar em prática essa resolução. “Nós viemos de uma loja física. Portanto, estamos sempre preocupados com a experiência do cliente. Nosso investimento em tecnologia está muito atrelado a essa questão”, explica Kumruian.
Entre as principais inovações está o Shoefitter, aplicativo que compara os tênis disponíveis na loja com o calçado do cliente para indicar a numeração ideal. Outra novidade é o Netshoes Click, app que identifica modelos de tênis a partir de fotos.
Além do seu próprio e-commerce, atualmente a Netshoes também administra diversas lojas oficias, como a da seleção brasileira de futebol, do UFC, NBA, e de clubes como Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos e River Plate.
O crescimento da empresa nos últimos anos é expressivo. De 2010 a 2013, o faturamento saltou de R$ 366 milhões para R$ 1,3 bilhão. No mesmo período, o número de funcionários cresceu oito vezes: foi de 250 para cerca de dois mil.
Diante de tanto crescimento, já se especula sobre a abertura de capital. “A Netshoes cresceu muito rápido e isso gera demandas. Encaro a abertura de capital como um passo que um dia vamos dar, mas não há pressa.”
CINCO CHAVES QUE EXPLICAM O SUCESSO
Respeitado com um dos principais e-commerces do Brasil e disputado por investidores, saiba os motivos que transformaram a Netshoes em case de setor
Visão
Em pleno ano de 2002, a Netshoes decidiu investir no sistema de vendas pela internet, já intuindo que esse poderia ser um campo promissor.
Foco
Ao perceber que a venda na web crescia mais que nas lojas, Kumruian fechou as unidades físicas e focou seus esforços no e-commerce.
Observação
Outra mudança foi se concentrar nos artigos esportivos. O empresário percebeu que o morador do interior gostava da prática esportiva.
Inovação
Uma das principais características da empresa é investir em tecnologia. A Netshoes tem aplicativos que ajudam a escolher melhor o produto.
Cautela
Kumruian afirma não ter pressa para fazer o IPO. Segundo ele, o momento é o de garantir a qualidade após alto crescimento.
NÚMEROS
130%
foi o avanço da empresa desde que o negócio de artigos esportivos passou a atuar exclusivamente na plataforma web.
100%
foi o crescimento da empresa do terceiro para o quarto mês. O fundador do negócio usa esse porcentual para brincar a respeito do início difícil.
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