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Site de Compras: Amazon estreia na liderança

Multinacional amplia portfólio e ultrapassa concorrentes pela primeira vez

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Por Redação
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Amazon estreia na liderança Foto:

Com sua chegada ao Brasil, em 2012, a Amazon ganhou espaço no mercado nacional pela venda online de livros e e-books. Nos últimos dois anos, porém, vem investindo na expansão de seu catálogo de produtos, o que levou a norte-americana à liderança do Escolha PME pela primeira vez em 2019, com 67 pontos.

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Confira o especial multimídia com os vencedores do Escolha PME 2019

“Em janeiro deste ano, anunciamos uma expansão nas categorias oferecidas no site, o primeiro centro de distribuição no Brasil, além de aumentarmos continuamente a variedade de produtos oferecidos”, afirma Marina Zveibil, gerente de Relações Públicas da Amazon.com.br. Atrás da Amazon estão as brasileiras Kalunga e Magazine Luiza, empatadas com 60 pontos.

Em terceiro lugar, vem a ex-líder do ranking, a Americanas, com 57 pontos. Em objeto de desejo, sem aparecer entre os melhores fornecedores do ano, o Mercado Livre se manteve na primeira posição, com 25% das respostas – 3 pontos percentuais a mais do que no ano anterior.

PMEs turbinam site da empresa no Brasil

Assim como em 2018, o principal critério de escolha dos empreendedores na hora de decidir pelo site de compras é a opção de serviços oferecidos. Neste ano, 66% deles avaliaram o portfólio e a qualidade dos produtos, bem como a rapidez no serviço, como os fatores mais importantes.

Ciente das exigências do setor, o site da Amazon no Brasil tem hoje mais de 20 milhões de produtos, divididos em 15 categorias, que incluem moda, esportes, livros, eletrônicos e utensílios para escritório. A loja vem investindo também em serviços de marketplace, que oferece às PMEs um canal de vendas online com ferramentas específicas para cada perfil de negócio.

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Segundo Marina Zveibil, gerente de Relações Públicas da Amazon, metade dos produtos vendidos pela empresa no País vem de pequenos e médios negócios. “Esses parceiros de vendas podem utilizar as ferramentas disponíveis para ajudar a amplificar seus resultados sem a necessidade de criar um site próprio, de forma que eles possam focar na raiz de seus negócios: o produto.”

Kalunga prioriza experiência

Segunda colocada no Escolha PME por três anos consecutivos, a Kalunga busca facilitar as compras do setor corporativo com a prestação de serviços online que incluem venda faturada, troca e devolução pelo site e opções de assinatura com reposição automática de suprimentos de escritório.

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De acordo com Felipe Algazi, gerente de Business Intelligence da Kalunga, a empresa brasileira – que possui e-commerce desde 2001 e mais de 200 lojas físicas – enxerga nos pequenos e médios empresários um nível de exigência cada vez maior, o que faz a loja investir em preços competitivos e atendimento personalizado ao setor. “Existe uma constante melhoria em processos como entrega, aprovação de crédito, separação de mercadoria, conferência e expedição”, acrescenta Algazi.

O executivo afirma ainda que a tecnologia tem papel fundamental no atendimento aos PMEs. “Além de todo investimento que fazemos em treinamentos com nosso pessoal, também agregamos tecnologia a isso. Um exemplo foi o desenvolvimento de uma urna de atendimento inteligente, que fornece informações dos pedidos em tempo real aos clientes”, conclui Algazi.

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