Hélvio Romero/AE
Hélvio Romero/AE

"Cliente que reclama você não perde. Ele só quer ajudar", diz empresária

Dona da Amor aos Pedaços encerrou a primeira edição do Encontro PME, nesta terça-feira, em SP

Carolina Dall'Olio, Estadão PME,

08 de novembro de 2011 | 13h19

Ivani Calarezi, sócia da rede Amor aos Pedaços, se define como uma pessoa intuitiva e sonhadora, por isso a principal dica que ela da aos empresários é “nunca deixar de sonhar e sempre ouvir o cliente”.

A empresária conta que, ainda hoje, continua a inventar receitas e a imaginar novos produtos. “Mesmo que eu não possa transformar todas as idéias em produtos nunca posso deixar de praticar esse exercício”.

Ivani destaca que oferecer produtos de qualidade é algo fundamental em qualquer empresa. Mas minimiza a importância de pesquisas. “Muitas vezes o consumidor não sabe o que quer. Então, o empresário precisa conhecer os seus clientes e usar o seu instinto para criar produtos que ele imagina que o consumidor vá gostar”, diz.

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Mas mesmo quando a empresa se esforça para fazer tudo certo, há sempre o risco do erro. “Quando isso acontece é preciso fazer de tudo para consertar o erro o mais rápido possível, diz Ivani. “É preciso sempre ouvir o cliente que reclama. Porque esse cliente você não perde.  Ele só quer te ajudar”.

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