Divulgação
Divulgação

Cinema exibe comentários de espectadores direto na tela com interação via smartphone

Experimento em Pequim e Shangai permite que audiência mande mensagens por celular

Estadão PME,

31 de agosto de 2014 | 08h50

 Alguns cinemas chineses estão fazendo um experimento social com suas audiências. Ao mesmo tempo em que exibem o filme, eles deixam os espectadores enviarem seus comentários, que são exibidos sobre a tela do filme ou em uma tela adjacente.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

A prática, chamada de 'danmu' na China, popularizou-se nos últimos anos e veio do Japão, onde é chamada de 'danmaku', que significa algo como 'cortina de balas'. Nessa subcultura popularizado na internet, a audiência de um mesmo vídeo enche a tela dos vídeos de comentários a ponto de ninguém mais conseguir ver o que está sendo exibido. Mais do que o conteúdo do vídeo, o danmu preza pela interação social entre os participantes, que se juntam e se entretém mesmo quando o que está passando é ruim.

O primeiro filme exibido nos cinemas que permite a prática se chama "A Lenda de Qin". Shen Leping, diretor do filme, disse ao site springwise que a ideia é explorar o quão a audiência pode afetar o filme. "Na verdade, estamos colocando a audiência e o diretor em posições iguais, e acredito que a opinião deles pode ser bastante valiosa para nós".

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.