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Cinco regras para sua empresa alcançar o primeiro bilhão em 2015

Dicas são do consultor Daniel Schnaider, do SCAI Group, especializado em gestão de empresas milionárias, mas com estrutura familiar

Por Renato Jakitas
Atualização:

Faturar R$ 1 bilhão já em 2015 soa como um sonho distante para 9,9 em cada dez empresários de pequeno e médio porte. No entanto, há quem considere a missão possível, bastando para isso que o sucesso do negócio venha acompanhado de algumas atenções importantes no campo da gestão.

::: Estadão PME nas redes sociais ::: :: Twitter :: :: Facebook :: :: Google + :: O consultor Daniel Schnaider, do SCAI Group, especializado em gestão de empresas milionárias, mas com estrutura familiar, afirma que para chegar lá o empreendedor deve seguir dez regras essenciais. Dessa maneira, poderão melhorar continuamente as margens de lucro, aumentar a eficiência nos processos gerenciais e, consequentemente, colocar as mãos primeiro R$ 1 bilhão. Confira as dicas. 1 - Imagem é tudo Construa uma boa reputação. É preciso prestar atenção no que seus clientes, investidores, veículos de comunicação e representantes falam sobre a sua empresa. A imagem que um público tem da sua marca mede a credibilidade e a confiança de terceiros na firma. Trata-se de algo que é construído ao longo de anos, mas que pode ser destruído em apenas cinco minutos. Diz o investidor Warren Buffet: “Para chegar ao bilhão é fundamental que exista confiança do ecossistema (clientes, investidores, colaboradores) em volta da empresa e seu propósito”. 2 - Analise com cuidado Saiba escolher bons mercados. Isso é obvio, mas extremamente complexo. Há vários exemplos de empresas renomadas que não visualizaram ou não agiram a tempo para dominar mercados promissores. O Google foi o primeiro site a inventar uma maneira eficiente de monetizar a pesquisa, mas o Facebook passou despercebido pelo Google que, quando reagiu, já tinha perdido um tempo precioso. Já empresas como a IBM, por outro lado, criaram departamentos que estudam novos mercados potenciais de forma contínua, para descobrir novas áreas que não estão sendo reconhecidas pela concorrência ou que têm um grande potencial de crescimento. 3 - Gaste dinheiro com novidades Invista em pesquisa e desenvolvimento. A área de pesquisa recebe pouca atenção dentro das organizações brasileiras. Empresas de sucesso, como a Toyota, Pfizer e Samsung, estão constantemente reinvestindo parte de seu capital em pesquisa, pois têm consciência de que o mercado está em constante mudança e desenvolvimento. Já no Brasil, é comum receber os lucros e simplesmente dividi-lo entre os sócios. Quando o mercado desaquece, não há recursos para testar e inovar e assim morre outra empresa, por pura falta de planejamento e visão. 4 - Compre, venda ou una-se Não importa o seu tamanho, tenha uma estratégia de fusões e aquisições. A empresa que quer se tornar bilionária não pode ter medo de realizar fusões e aquisições. Existem duas estratégias neste quesito: uma é ter uma unidade interna de fusões e aquisições; a outra, para empresas que querem manter seu custo enxuto, é formar parcerias com consultorias especializadas, bancos de investimento e fundos. 5 - Nunca se dê por satisfeito O sucesso é uma jornada que nunca acaba. Para se tornar um negócio bilionário, a empresa deve estar sempre se reinventando, inovando, procurando trazer valor e excelência a seus clientes, sócios e funcionários. É um processo cíclico que não tem fim. Ou você nada ou você é levado pela maré e depois afunda. Se não está preparado para mais uma rodada, é preciso dar oportunidade a uma nova geração, pois sua experiência será vital no conselho da empresa. 

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