02 de abril de 2012 | 07h20
Apostar suas economias em uma franquia não é decisão fácil. Há muitas informações que o empresário precisa levar em consideração: a idoniedade da empresa, o investimento necessário, o retorno prometido, o suporte oferecido no dia a dia da operação...e a força da marca do empreendimento.
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Assumir uma parceria com uma empresa bastante conhecida no mercado pode facilitar a vida do empresário. Por isso, o Estadão PME selecionou informações de cinco marcas fortes que oferecem franquias com o objetivo de auxiliar quem pretende enveredar pelo mundo dos negócios por meio do franchising. Os dados foram coletados na Associação Brasileira de Franchising (ABF).
5 À SEC
Uma das principais lavanderias em atividade no País, a marca já possui 325 unidades franqueadas, ótimo indicativo do alcance da rede. De acordo com os dados da ABF, o investimento necessário para adquirir uma franquia oscila entre R$ 385 mil e R$ 420 mil. Vale lembrar que esse investimento contempla a taxa de franquia, capital para instalação e capital de giro.
O investimento é compensado pelo faturamento mensal prometido: R$ 35 mil. A rede informa que o retorno deve ocorrer entre 24 meses e 36 meses de operação.
CACAU SHOW
Uma das redes de chocolates mais famosa do País, a Cacau Show já conta com 1.124 unidades franqueadas. No caso da empresa comandada por Alexandre Tadeu da Costa, o faturamento médio mensal chega a R$ 40 mil e o retorno do investimento inicial ocorre em até dois anos após o início das atividades.
O investimento inicial não ultrapassará R$ 145 mil.
CNA (Escola de idiomas)
A empresa conta com quase 700 unidades franqueadas, sendo o faturamento médio mensal de R$ 60 mil. No caso da escola de idiomas, o retorno é o mesmo da Cacau Show - até 24 meses. Para abrir uma unidade do CNA, entretanto, você precisará desembolsar entre R$ 102 mil e R$ 246 mil.
BIG X PICANHA
A rede de lanchonetes ganhou bastante espaço nos últimos anos, mas a sua rede de franqueados ainda é relativamente pequena - conta com 26 unidades. Ainda assim, o faturamento médio mensal prometido é bastante atraente: R$ 100 mil.
O retorno não ocorrerá antes de dois anos, podendo chegar a 36 meses. O investimento inicial também será alto: entre R$ 350 mil e R$ 700 mil.
HAVAIANAS
A loja criada para vender exclusivamente produtos da marca exige um investimento inicial entre R$ 280 mil e R$ 430 mil. Mesmo assim, vale lembrar o interessado que trata-se de uma das marcas mais conhecidas no Brasil e no mundo. Por isso, a empresa já conta com 216 unidades franqueadas. O faturamento médio mensal proposta é considerado muito bom também: R$ 80 mil.
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