Para alcançar o sucesso, é preciso manter o controle de todos os processos da empresa
Para alcançar o sucesso, é preciso manter o controle de todos os processos da empresa

Cinco elementos necessários para construir uma startup duradoura

Da ideia à execução, é preciso tomar uma série de cuidados

Estadão PME,

05 de maio de 2015 | 14h28

Encontrar a solução para um problema do mercado é a essência de uma startup de sucesso. Porém, muitos novos empreendedores derrapam pela empolgação de acreditar ter uma grande ideia, mas que pode se mostrar cara demais ou legalmente impraticável. O portal Entrepreneur listou cinco atitudes e reflexões que podem ajudar o empreendedor a fortalecer seu projeto antes de apresentá-lo a um investidor ou gastar fortunas com algo que não sairá do papel. Confira a seguir.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

1. Espere por seu momento

Começar um negócio é como colocar sua casa à venda. Independentemente do quão incrível é uma casa, o mercado precisa estar aquecido para que apareçam compradores. Mesmo que você tenha uma grande ideia para um negócio, pode não ser o momento certo para apresentá-la ao seu público, o que pode ser difícil quando você está ansioso para começar. Preste atenção aos sinais: quais são seus potenciais compradores, como outras empresas do setor estão trabalhando e se há uma clara necessidade do seu público-alvo. Este tipo de pesquisa ajudará a determinar o momento estratégico para iniciar e crescer seus negócios, além de evitar uma morte precoce.

2. Gaste em qualidade

Quando uma empresa começa, é comum que o empresário busque o retorno financeiro mais rápido. Porém, se essas possibilidades não são avaliadas de forma profunda, você pode estar gastando muito para sacrificar seu produto no caminho. Tome decisões críticas sobre seus parceiros e produção, considere sempre os melhores acordos não apenas para o momento, mas que sejam sustentáveis em longo prazo.

3. Documente tudo

Mesmo se você estiver executando um projeto sozinho, cada aspecto de sua empresa, parcerias, clientes e operações devem ser documentadas de alguma maneira. Novos colaboradores precisam saber sobre suas políticas, certificações e contratos. Se essa informação só existe dentro da sua cabeça, vai ser muito difícil para novos contratados obterem as informações que precisam para contribuir efetivamente. Pode parecer enfadonho, mas manter registros meticulosos no início irá ajudar a garantir que a empresa opere sem problemas enquanto cresce.

4. Saiba onde está cada centavo

Empreendedores devem manter o controle total da contabilidade da empresa. É sempre menos complicado deixar este setor nas mãos de um profissional, porém a viabilidade do negócio depende da ciência de todas as contas. Se você quer mostrar a um investidor o potencial que sua empresa tem, é preciso demonstrar controle sobre suas finanças e indicar que você está medindo seu crescimento financeiramente.

5. Providencie um sólido sistema de suporte para seus empregados

Os funcionários delineados por startups tendem a prosperar em um ritmo caótico e no senso de aventura. Claro, isso os leva longe, mas você ainda precisa de funcionários que se sintam valorizados e que motivados a trabalhar duro todos os dias. Certifique-se de que os membros da equipe sabem exatamente o que se espera deles, e o que podem esperar de você.

Tudo o que sabemos sobre:
Empreendedorismostartupssucesso

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.