Divulgação
Divulgação

Cinco dicas do fundador do Skype para uma startup ter sucesso

Niklas Zennstrom veio ao Brasil divulgar o seu fundo de investimentos e deu dicas também para quem busca um investidor

LIGIA AGUILHAR, ESTADÃO PME,

17 de maio de 2012 | 07h34

 O cofundador do Skype e do Kazaa, Niklas Zennstrom, veio ao Brasil divulgar o Atomico Ventures, fundo de investimentos criado por ele para investir em startups na área de tecnologia com alto potencial de crescimento. E afirma: está de olho em boas empresas brasileiras que tenham perfil para receber investimento.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Durante sua participação nesta quarta-feira, dia 16, no BRNewTech Day, evento que reúne empreendedores de alto impacto com o objetivo de trazer um pouco da cultura empreendedora do Vale do Silicio para o Brasil, ele deu dicas para os empreendedores que querem criar uma startup de sucesso e que seja atraente para os investidores. Confira:

1 – Uma boa apresentação é melhor do que um plano de negócios

Na hora de vender sua ideia para o investidor, Niklas Zennstrom recomenda que o empreendedor utilize uma boa apresentação em Power Point sobre o negócio ou um protótipo do seu produto em vez de plano de negócios detalhado. “O investidor está mais interessado em saber por que aquele é um bom negócio”, explica.

2 – Timing é fundamental

Para uma startup dar certo, ela precisa ser criada no momento exato em que existe oportunidade e demanda no segmento em que o empreendedor pretende investir, afirma o cofundador do Skype. No Brasil, Zennstrom aposta no potencial dos mercados de e-commerce, mobile e cloud computing. Como exemplo, ele destacou que hoje o Brasil é o segundo país com o maior número de usuários totais no Facebook e o sexto com o maior número de usuários no aplicativo móvel da rede.

3 – Pense grande e pense no lucro

Segundo o investidor, ao criar uma startup o investidor não deve ter medo de pensar grande e deve se preocupar não só com os aspectos técnicos do negócio, mas também em criar algo relevante. Além disso, os investidores também preferem investir em negócios com potencial de lucro. “São muito raras as empresas que recebem aportes como o Instagram, mesmo sem nunca dar lucro”, afirmou Zennstrom.

4 – Não copie, crie

Para Niklas Zennstrom, os empreendedores brasileiros devem evitar copiar empresas estrangeiras de sucesso. “Essa é a hora de tentar inovar e se aproveitar do crescimento do e-commerce brasileiro. Há várias necessidades a serem atendidas, como no mercado de mobile, uma vez que os smartphones estão ficando cada vez mais baratos”, afirmou.

5 – Desenvolva uma marca forte

O cofundador do Skype disse que a criação de uma marca forte é importante para que uma empresa ganhe relevância diante da concorrência e se fortaleça no mercado. “Essa é uma preocupação importante. Quando a concorrência lançou produtos similares ao Skype, não conseguiu nos alcançar porque nossa marca estava consolidada”, disse.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.