Reuters
Reuters

Cientistas criam cristal que permite respirar debaixo d'água sem ajuda de tanques

Material já é chamado de 'cristal do Aquaman' por sua habilidade de absorver oxigênio

Estadão PME,

06 de outubro de 2014 | 06h56

Respirar debaixo d'água já foi o sonho de toda criança, mas a dura realidade mostra que, se você quer mergulhar por longos períodos, precisa aprender a utilizar tanques de oxigênio. Uma nova invenção de cientistas da Universidade do Sul da Dinamarca, entretanto, pode ajudar a todos ficarem mais próximos de heróis como o Aquaman.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Os pesquisadores desenvolveram um material cristalino que absorve e armazena oxigênio de qualquer ambiente que o envolve, o que significa que não mais precisaríamos de tanques de oxigênio para mergulhar. Usando cobalto, o material consegue tanto absorver quanto liberar oxigênio sem a necessidade de grandes e pesados aparelhos de armazenamento.

Segundo o estudo, um balde com dez litros da substância seria o bastante para absorver o oxigênio de toda uma sala. A invenção, portanto, seria prática o suficiente para mergulhadores. 

Um outro uso imaginado pelos cientistas é ajudar pacientes com problemas de pulmão, que precisam da ajuda de tanques de oxigênio."Quando a substância está saturada de oxigênio, ela se parece com um tanque comum de armazenamento", afirma Christine Mckenzie à Business Insider. "A diferença é que este material consegue armazenar três vezes mais oxigênio", explica.

Tudo o que sabemos sobre:
cristalinovaçãoEstadão PME

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.