Reprodução
Reprodução

Capacete inteligente avisa motorista quando ciclista se aproxima

Desenvolvido pela Volvo, equipamento promete evitar acidentes

Estadão PME,

08 de janeiro de 2015 | 07h08

Depois de 90 anos desenvolvendo apenas carros, a montadora Volvo tem agora um novo projeto: um capacete que protege ciclistas e motoristas de colisões no trânsito. O equipamento é parte de um projeto ambicioso que busca extinguir os acidentes envolvendo automóveis e bicicletas nos próximos cinco anos.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Se um ciclista que está usando o capacete se aproxima de um carro, o equipamento emite flashes de luz em sinal de alerta. O motorista consegue ver de dentro do carro e, em teoria, ambos terão tempo para evitar uma colisão.

Desenvolvido em parceria com a companhia de telecomunicações Ericsson e com o fabricante de equipamentos de segurança POC, o capacete funciona com um aplicativo que define a localização do ciclista e transmite os dados para qualquer outro carro conectado. "Isso pode nos aproximar muito de eliminar acidentes entre carros e ciclistas", declara Klas Bendrik, do Volvo Car Group.

Ao longo das últimas décadas, a empresa trabalhou em um dos maiores estudos sobre acidentes de carro e descobriu que cerca de um terço das batidas que envolvem bicicletas e carros acontecem quando a bike está no ponto cego dos motoristas. Por isso, a tecnologia também enviará um aviso se um ciclista estiver "escondido" numa esquina ou atrás de outro veículo.

"Nosso objetivo é construir carros que não batem", explica Bendrik. "Planejamos alcançar esta meta de diferentes formas. Conectar soluções de segurança tem o potencial de ser um importante elemento. Em 2020, ninguém deverá morrer ou ficar seriamente ferido em um Volvo e evitar colisões com ciclistas é parte disso."                                                                                                                                                                


Tudo o que sabemos sobre:
CapaceteVolvobicicleta

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.