Frederico Rozário/TV Globo
Frederico Rozário/TV Globo

Campeão do BBB9, Max Porto virou empreendedor

Ele diz que é empreendedor desde que se entende por gente; seu negócio agora é atuar como consultor de aspirantes a uma vaga no programa

O Estado de S.Paulo

24 de maio de 2017 | 20h59

Quem acompanha o BBB sabe bem quem é Max Porto, o campeão da nona edição do reality show da Globo. No mês passado, ele deu vazão à veia empreendedora e divulgou seu serviço de consultoria com auxílio das redes sociais, o "Reality Maximizado".

Em 2013, Porto alegou ter gastado todo o milhão de reais auferido como prêmio pela vitória na nona edição do programa. Essa foi a alegação dele para estar devendo a pensão à ex-mulher, com a qual teve uma filha.

Porto agora dá sequência a suas atividades comerciais. Antes de se tornar famoso, em 2003, começou a tocar um negócio. "Sou empreendedor desde que me entendo por gente, sempre me senti mais à vontade nadando contra a maré, inventando novos meios. Sou um dos pioneiros do mercado de esculturas caricatas e topos para bolo de casamento. Quando comecei, ninguém até então se aventurava na venda de esculturas caricatas com proposta igual à minha. Assim como na minha consultoria, estou acostumado aos desafios inerentes à opção por ser original e desbravador. Tudo o que é novo causa estranheza, mas prefiro ter o prazer de tentar algo inovador do que fazer o que a maioria faz, de forma robótica", relatou o ex-BBB, em entrevista por e-mail ao Estadão PME.

A escolha do caminho do BBB está relacionada a dificuldades no negócio, por sinal. "Resolvi me inscrever em 2008 e me dedicar 100% a uma campanha rumo ao BBB numa época em que a minha vida estava desgraçada. Estava saturado de tudo e cansado de tanto batalhar pela minha sobrevivência. Estava desesperado e desejava mudar de vida radicalmente. Feito! De lá pra cá, pude realizar muitos dos sonhos que, até então, julgava serem impossíveis."

O ex-BBB diz que já presta consultorias há três anos para candidatos que desejam ingressar no BBB. "Ao longo deste tempo perdi a conta (de quantas pessoas atendeu) até porque no início fazia palestras com centenas de candidatos ao mesmo tempo. Em seguida optei por prestar atendimento individual via Skype, otimizando assim meu tempo sem a necessidade de tanta logística, refinando melhor o atendimento para cada candidato."

A consultoria consiste em orientação voltada para elaboração de estratégias para o reality show. "Ofereço meu tempo e sabedoria no assunto, tão cercado de lendas, para que os candidatos possam me consultar e com isso possam ter a certeza do que realmente acontece e com isso possam orientar melhor suas estratégias. Cada consultoria é adaptada aos perfis que se apresentam."

Porto apregoa os benefícios oferecidos por seu serviço. "Minha missão é esclarecer dúvidas, uma espécie de oráculo. Já conheci muitas pessoas com potencial para chegar lá que sucumbiram no processo seletivo por estarem totalmente equivocadas, por subestimarem o desafio ou por acharem que sabem tudo a respeito, quando na verdade, não passam de teorias. Eu vivi na prática. Ficam cheios de achismos e o pior, crendo em verdades absolutas absurdas. O candidato que está ciente da realidade do desafio, sabendo o que pode funcionar e o que não se pode fazer, tem mais chances de ir mais longe. O primeiro passo é ter a noção do quão difícil é o processo, que envolve o pré, durante e pós-BBB. Cabe a cada um desenvolver uma maneira de se adaptar a tudo isso e bolar uma estratégia. Na maioria das vezes, conhecendo melhor o perfil do candidato, sinalizo aquilo que acredito possa funcionar ou não, dou conselhos e dicas preciosas. Pessoas com perfis extraordinários têm mais chances de chamar a atenção da direção do programa. Auxilio na busca deste fator diferencial que existe em cada um, o ideal é evitar o óbvio."

Tudo o que sabemos sobre:
Empreendedorismo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.