Reprodução do site
Reprodução do site

Campanha dá passe livre nos ônibus da Áustria para evitar que motorista beba e dirija

Proposta serve de aprendizado para o empreendedor: como criar uma marca amiga do consumidor

ESTADÃO PME,

25 de junho de 2013 | 08h32

 Uma marca de cervejas resolveu inovar na Áustria. Em vez do rótulo, as garrafas da Stiegl chegavam até o consumidor com um tíquete para ir de ônibus para casa sem pagar nada. A campanha, idealizada pela empresa de design Demner, Merlicek e Bergmann, pretendia alertar os motoristas do país europeu sobre os perigos de beber e dirigir.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

A ideia, que foi colocada em prática no último Natal e desde então recebeu várias premiações, pode servir de aprendizado para pequenos empreendedores. No mercado atual, em que a concorrência é cada vez mais forte em praticamente todos os setores da economia, o empreendedor precisa fazer com que sua marca seja conhecida.

Tomar partido de campanhas públicas - como a de se beber, não dirija - pode ser uma solução. A iniciativa deve ser muito bem planejada, é claro, mas com um pouco de criatividade o empresário pode conquistar seu objetivo - e ainda posicionar sua marca melhor do que a concorrência.

O problema é exagerar, como recente iniciativa do departamento de trânsito do Reino Unido, que da mesma forma, pretendia alertar os motoristas a respeito do perigo de beber e dirigir.

Tudo o que sabemos sobre:
mplmovimento passe livrecerveja

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.