
25 de junho de 2013 | 08h32
Uma marca de cervejas resolveu inovar na Áustria. Em vez do rótulo, as garrafas da Stiegl chegavam até o consumidor com um tíquete para ir de ônibus para casa sem pagar nada. A campanha, idealizada pela empresa de design Demner, Merlicek e Bergmann, pretendia alertar os motoristas do país europeu sobre os perigos de beber e dirigir.
::: Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::
A ideia, que foi colocada em prática no último Natal e desde então recebeu várias premiações, pode servir de aprendizado para pequenos empreendedores. No mercado atual, em que a concorrência é cada vez mais forte em praticamente todos os setores da economia, o empreendedor precisa fazer com que sua marca seja conhecida.
Tomar partido de campanhas públicas - como a de se beber, não dirija - pode ser uma solução. A iniciativa deve ser muito bem planejada, é claro, mas com um pouco de criatividade o empresário pode conquistar seu objetivo - e ainda posicionar sua marca melhor do que a concorrência.
O problema é exagerar, como recente iniciativa do departamento de trânsito do Reino Unido, que da mesma forma, pretendia alertar os motoristas a respeito do perigo de beber e dirigir.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.