Reprodução Vídeo
Reprodução Vídeo

Caminhada pode gerar carga para carregar iPhone

Quando a pessoa pisa com o calcanhar, um dispositivo absorve a força e aciona um gerador

ESTADÃO PME,

02 de julho de 2013 | 10h15

Dispositivo para calçado possibilita que pessoas gerem eletricidade ao caminharem. A energia armazenada pode carregar outros aparelhos, como celulares. Essa novidade, publicada no site fastcoexist.com, é da startup SolePower, de Pittsburgh, cidade que fica no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A empresa informa que uma caminhada entre cinco e 10 quilômetros pode gerar uma carga para carregar um iPhone.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

“Nosso sistema é embutido na palmilha, exatamente na região onde fica o calcanhar”, explicou ao site o fundador Matthew Stanton. Segundo ele, quando a pessoa pisa com o calcanhar, um dispositivo absorve a força e a utiliza para girar um pequeno gerador eletromagnético. Dessa forma é gerada a energia para ser armazenada em uma bateria que fica presa ao tornozelo.

O empreendimento procura por investimentos na faixa dos 50 mil dólares para colocar o protótipo em linha de produção. Além de encontrar quem aposte no desenvolvimento do negócio, Stanton diz que um desafio é tornar o produto acessível. “Sabemos que mais de 30 dólares não é razoável”, conta o empreendedor. “Estamos confiantes de que podemos chegar a um preço que seja prático para as pessoas e adequado para nós.” 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.