André Lessa/AE
André Lessa/AE

Calcule quanto de dinheiro a sua empresa terá no futuro se você começar a poupar agora

Nova ferramenta do Estadão PME ajuda a simular rendimento de aplicações de renda fixa

Estadão PME,

17 de fevereiro de 2012 | 07h40

O pequeno empresário que pretende reservar uma fatia do lucro da sua empresa para gerar um fundo de reserva ou fazer uma caderneta de poupança para o futuro pode contar com uma nova ferramenta do Estadão PME para auxiliar nesse processo. Trata-se da calculadora que faz a simulação de quanto sua aplicação pode render.

Para fazer a projeção do rendimento de um investimento financeiro é simples. Basta o empreendedor preencher três informações: valor aplicado, taxa mensal de juros prevista  e período projetado. Uma aplicação mensal de R$ 2 mil, por exemplo sob juro de 0,73% - média da taxa de renda fixa para esse tipo de operação no mês de janeiro -, pode ter um rendimento de R$ 24.987,44 em 12 meses.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Rendimentos

O empreendedor que pretende aplicar o seu lucro em um fundo de renda fixa deve ficar atento às mudanças que o governo prepara. A proposta em estudo prevê mudanças na tributação do Imposto de Renda (IR) nas aplicações financeiras dessas operações. O objetivo é desestimular, por meio de um imposto mais alto, aplicações que acompanham a variação da taxa básica de juros, a Selic. Além de aumentar a participação de títulos pré-fixados e vinculados à inflação na dívida pública federal, a mudança deve requerer alterações também na remuneração da caderneta de poupança.

:::: Faça uma simulação de quanto sua empresa terá no futuro se você poupar :::

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.