
25 de junho de 2012 | 16h39
A Caixa Econômica Federal divulgou nesta segunda-feira o primeiro balanço de seu programa de microcrédito, ação que visa, principalmente, atender o mercado formado por empreendedores individuais em comunidades carentes.
De setembro do ano passado, quando o programa foi lançado, a 22 de junho, o banco disponibilizou R$ 180 milhões em linhas de financiamento, 52% do volume total de recursos alocados para a linha no ano, que segundo a Caixa é de R$ 345 milhões.
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No período, o banco contabilizou 23.300 contratos de empréstimo para empresas com faturamento de até R$ 120 mil por ano, independentemente do tipo de atividade produtiva.
Os recursos podem ser usados como capital de giro, investimentos para compra de equipamentos e máquinas e também para promover melhorias nas instalações das empresas. Para contratar a operação, o empreendedor deve se dirigir a uma agência ou a um dos postos de atendimento instalados em comunidades atendidas pelo programa.
Regiões como o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, Heliópolis, em São Paulo, e mais 58 comunidades situadas nas capitais e grandes cidades brasileiras receberam equipes especializadas para atendimento aos empreendedores. Em abril deste ano, a Caixa ampliou a atuação em mais 29 comunidades de diversas cidades do Brasil, totalizando 60 comunidades atendidas pelo programa.
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