Cafeteria móvel tritura grão por meio de pedaladas

Cafeteria móvel tritura grão por meio de pedaladas

Máquina foi desenvolvida por dupla de designers e prepara café expresso, com leite e capuccino

Estadão PME,

14 de novembro de 2012 | 13h18

A dupla de estudantes Lasse Oiva e Amos Field Raid é responsável por uma engenhosa invenção: a cafeteria ambulante. Trata-se do Velopresso, uma máquina móvel de café expresso que tritura o grão por meio de pedaladas.

 A novidade projetada pelos designers, alunos da da Royal College of Art de Londres, utiliza uma estrutura semelhante a de um triciclo. As pedaladas geram energia para ligar a máquina responsável por moer os grãos de café. Já a água é aquecida por uma caldeira que funciona a gás. No entanto, os inventores já estão aperfeiçoando o projeto para torná-lo ainda mais ecologicamente correto. A meta que eles pretendem atingir é transformar os resíduos do café em etanol, que servirá como combustível.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

O projeto chamou atenção e recebeu duas premiações. A primeira delas foi do Deustche Bank, que reconheceu o trabalho de Lasse e Amos na categoria design para empresas criativas. O outro prêmio foi dado pela Pininfarina Design Contest 2012, onde a cafeteria móvel ficou em segundo lugar.

Os estudantes, agora, têm a intenção de aperfeiçoar alguns detalhes da invenção e encontrar uma parceria na indústria para tornar a máquina mundial. A novidade prepara café expresso, com leite e capuccino.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.