Divulgação
Divulgação

Cafeteira, peças para modelos antigos e outras cinco maneiras de ganhar dinheiro com carros

Sugestões vão de franquia de lava rápido a aplicativos para celulares

Renato Jakitas, Estadão PME,

24 de outubro de 2012 | 06h30

“Quem quiser ganhar dinheiro com automóvel no Brasil, deve olhar para os Estados Unidos”, afirma o coordenador do Centro de Empreendedorismo de Inovação do Insper, Marcelo Nakagawa. Para ele, o País passa por uma “americanização” de seu mercado automobilístico com impactos em toda a cadeia – indústria, serviço e comércio. Um processo que tende a se intensificar nos próximos anos.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

“É tudo muito parecido com o que eles já têm consolidado por lá (nos Estados Unidos) há 20, 30 anos. Cresce o número de montadoras aqui no Brasil, o acesso ao crédito torna-se abundante e tem também o movimento do aumento dos carros, os SUV, que é um gosto bem americano”, destaca.

Esse novo contexto, afirma Marcelo Nakagawa, deve ser levado em conta no momento de empreender em áreas que gravitam em torno no setor, desde o fornecimento de acessórios até a oferta de serviços. “Os Estados Unidos apresenta uma série de inovações nessa área. O empreendedor precisa ficar atento a esse movimento”, diz.

Montadoras. Quarto maior mercado de veículos do mundo (atrás dos Estados Unidos, da China e do Japão), o Brasil pode abrigar, nos próximos anos, mais nove fábricas de automóveis e comerciais leves. Isso, no caso dos projetos anunciados nesta edição do Salão do Automóvel de São Paulo se confirmarem. O evento começa nesta quarta-feira, 24, no Pavilhão do Anhembi em São Paulo.

Entre as montadoras que estudam novas plantas no País, estão pesos-pesados como BMW, Land Rover e Nissan. As marcas chinesas Changan e Haima e a coreana SsangYong anunciaram que vão estrear no Brasil. Elas vão produzir veículos comerciais e de passeio em uma montadora que será instalada em Linhares, no Espírito Santo.

Na esteira de tanta movimentação, o Estadão PME organizou uma lista com sete dicas para o empreendedor investir no mercado de automóveis. As ideias estão abaixo. Confira:

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.