13 de janeiro de 2015 | 16h01
A cachaça 51, produzida no Brasil pela Companhia Müller de Bebidas, passa por uma processo de internacionalização da marca. Para isso, deu início a uma série de ações de propaganda nos últimos meses nos EUA, inserindo o produto nos seriados Big Bang Theory, em 2013, e mais recentemente no Two and a Half Men, estrelado pelo ator Ashton Kutcher.
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Esta ação é integrante de um pacote de inserções que a empresa de bebidas investiu nos EUA. Para os próximos meses, o mesmo poderá acontecer em outros seriados, além de filmes e até clipes naquele país.
"Temos um plano de ações nos EUA para ser executado no médio e longo prazo porque temos de esperar as filmagens e outros processos antes de poder divulgar no Brasil o que estamos fazendo", disse Paula Videira, gerente de Marketing da Cia Müller de Bebidas.
Segundo a executiva, uma inserção como esta tem dois retornos importantes: o primeiro, por expor a marca para públicos novos e também para o brasileiro, já que estas séries também são exibidas no Brasil.
Em segundo, está o custo. Sem entrar em detalhes, Paula diz que fazer isso no EUA é mais barato, por exemplo, do que fazer o mesmo no horário nobre da grade nacional.
"É mais acessível do que as pessoas imaginam. Uma ação desta em um filme nacional ou nos intervalos comerciais, por exemplo, é muito mais caro pois não há tantos incentivos à produção que permitam otimizar os valores neste tipo de negociação", explica a executiva.
O tempo em média para a marca ser exibida é de cerca de um ano. Quem faz a intermediação dessa modalidade de estratégia de marketing, chamada "product placement", da marca 51 neste caso é a Monarca Group, uma produtora de conteúdo da cidade de Los Angeles cujos donos são brasileiros. Após os resultados obtidos com a aparição no The Big Bang Theory, a empresa decidiu renovar o contrato para outras séries.
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