
05 de novembro de 2015 | 07h07
A exemplo das bicicletas para compartilhamento, bancadas por instituições financeiras, um grupo de estudantes universitários de Florianópolis corre para lançar no ano que vem o primeiro carro elétrico nacional colaborativo.
::: Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::
O PodCycle, um veículo elétrico para até duas pessoas, já tem o projeto finalizado, feito em parceria com a Universidade de tecnologia Ingolstadt, na Alemanha. A ideia é terminar o protótipo em agosto de 2016.
Com autonomia de até 100 km/h após uma recarga de quatro a seis horas, o projeto está em busca de financiamento coletivo na plataforma Catarse. Como recompensa para os apoiadores, os criadores prometem levar o carro até eles e deixá-lo dar uma voltinha no veículo por cerca de dez minutos.
O ponto de inovação do carro, além de ser o primeiro automóvel elétrico projetado e montado no Brasil, está no chassi, feito a partir de um projeto aberto de tecnologia e com as baterias acopladas a ele. "O carro também tem um motor direcionado para o uso urbano e ele terá opcionais integrados à internet", diz Brener Martins, um dos idealizadores do projeto.
O custo de produção do protótipo está orçado em R$ 90 mil, mas segundo o grupo esse valor, em produção em série, pode cair para R$ 40 mil. É com essa aposta que eles esperam produzir dez veículos e deixá-los, nos próximos anos, em locadores como a locadora Hertz e as empresas de compartilhamento de veículos Fletty e Zazcar.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.