Felipe Rau/Estadão
Felipe Rau/Estadão

Brasil registra a criação de 5 mil empreendimentos por dia desde o início do ano até agosto

Pesquisa indica que a maioria dos novos negócios são micro, pequenos ou de empreendedores individuais

ESTADÃO PME,

30 de setembro de 2013 | 08h21

 O Brasil registrou 1,25 milhão de novas empresas entre janeiro e agosto deste ano, conforme levantamento feito pela Serasa Experian e divulgado nesta segunda-feira, 30. Isso significa que são abertas 157,3 mil empresas por mês e mais de 5 mil todos os dias.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

O dado divulgado hoje pela Serasa indica crescimento de 4,3% em relação ao número de empreendimentos criados no mesmo período do ano passado, 1,20 milhão. A marca de 2013 também é superior a alcançada em 2011 (1,13 milhão) e 2010 (973 mil).

De acordo com os economistas da empresa responsável pelo levantamento, mesmo com a atividade econômica fraca e a inflação registrada no período, os empresários de micro e pequenos negócios continuam confiantes em iniciar um empreendimento - a estatística de nascimento de empresas desses portes é crescente, incluindo os MEIs, que são mais da metade dos novos empreendimentos.

Entre janeiro e agosto deste ano, a maioria das pessoas optou por iniciar um empreendimento na área de serviços (57,6%) do total. Em seguida aparece a opção pelo comércio (32,5%) e depois a indústria (8,2%). Essa opção tem duas explicações. A primeira é que negócios nessas áreas demandam investimento inicial menor. Mas o interessado também tem acompanhado a dificuldade da pequena indústria do País nos últimos anos, e isso afugenta o eventual empreendedor no ramo.

Tudo o que sabemos sobre:
serasapesquisa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.