Publicidade

Brasil atinge 1 milhão de novos negócios em 2012

Marca foi atingida com 32 dias de antecedência em relação ao ano passado

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Brasil alcançou a marca de 1 milhão de empreendimentos nesta segunda-feira, 30, com 32 dias de antecedência em relação ao ano passado, quando o número foi atingido em 1º de setembro. Em 30 de julho de 2011, o País registrava 915.802 negócios e na mesma data em 2010, a marca era de 699.045 empreendimentos.

PUBLICIDADE

A empresa de número 1 milhão de 2012 é a GMV Serviços de Manutenção Limitada-ME, localizada no Bairro de Águas Compridas, na cidade de Olinda, Pernambuco. Os dados fazem parte do estudo Perfil das Empresas e Entidades Brasileiras 2012, do banco de dados do Empresômetro - Censo das Empresas e Entidades Públicas e Privadas Brasileiras, ferramenta digital criada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::::: Twitter :::: Facebook :::: Google + ::

Em nota, o coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, avalia o resultado como um "copo meio cheio e meio vazio" para a economia brasileira. "Se considerarmos todos os empreendimentos criados no período, inclusive MEI's, houve um crescimento de 34%  dos novos negócios, o que demonstra uma maior formalização dos empreendedores individuais, principalmente para obtenção dos direitos  previdenciários, sem contudo representar maior geração de empregos. Mas ao considerar somente os empreendimentos de outras naturezas, houve uma retração de 19% nos novos negócios em todo o País" , afirma o especialista. 

O estudo também aponta as regiões com os maiores crescimentos de novas empresas. O Centro-Oeste liderou o ranking com 8,2%, seguido das regiões Norte (5,9%) e Sul (5,7%). Na divisão por categorias, 84.306 negócios são voltados ao comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios. Os cabeleireiros aparecem na segunda posição com cerca de 46.400 empreendimentos, seguidos de 26.589 negócios em obras de alvenaria.

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.