Publicidade

Botão de alerta protege mulheres contra violência

Projeto bate meta de crowdfunding em 48 horas no portal Indiegogo

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A violência contra a mulher é uma preocupação constante ao redor do mundo. No Brasil, uma mulher é estuprada a cada 11 minutos e só no ano passado, o País registrou 47.646 casos de violência sexual, conforme aponta o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. E não são apenas as brasileiras que se sentem inseguras por aqui.

PUBLICIDADE

::: Estadão PME nas redes sociais ::: :: Twitter :: :: Facebook :: :: Google + ::

Durante uma viagem aos moldes de mochilão pela América Latina, a empreendedora Yasmine Mustafa teve a ideia de criar algum dispositivo de defesa para mulheres depois de ouvir uma série de relatos sobre violência por onde passou.

"Literalmente em todos os lugares que fui eu ouvia algum caso de mulheres que haviam sido atacadas", conta. Inconformada com as poucas possibilidades de defesa diante do assédio, Yasmine idealizou o primeiro produto de sua startup, o Athena, um botão de alerta para momentos de vulnerabilidade.

Quando pressionado, o Athena emite um alarme alto e textos localização do usuário em seus contatos de emergência programados no dispositivo. Com o nome inspirado na deusa grega da sabedoria e coragem, o dispositivo pretende  prevenir agressões antes que elas aconteçam, seja o agressor um estranho ou familiar.

Diferente da maioria dos sinalizadores de prevenção de segurança,o Athena não é usado no pulso do usuário, mas pode ser fixado onde a pessoa considerar mais confortável. "Em aulas de autodefesa, descobrimos que o pior lugar para usar um dispositivo de segurança é no pulso, porque você só tem um lado para ativá-lo", explica Yasmine. "É por isso que nós projetamos algo que pode ser usado de maneiras diferentes."

O produto está atualmente em no portal de crowdfunding Indiegogo. Com uma meta de US$ 40 mil, o Athena foi totalmente financiado menos de 48 horas após o seu lançamento. Até esta quinta-feira, a campanha já arrecadou US$ 150 mil.

Publicidade

O produto deve estar disponível internacionalmente em maio de 2016 e será vendido por US$ 99.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.