Bombeiros aposentados ficam milionários com lanchonete que reproduz o interior de quartel

Em 2011, a rede Firehouse Sub faturou cerca de R$ 582,8 milhões com mais de 500 unidades espalhadas nos Estados Unidos

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Por Renato Jakitas
Atualização:

Dois bombeiros aposentados tornaram-se empresários milionários nos Estados Unidos ao investirem em uma ideia original: uma rede de fast food que reproduz o interior do quartel em que passaram boa parte de suas vidas. Chamado de Firehouse Sub, o negócio atualmente rivaliza com as principais redes de lanchonete do País.

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A vida dos irmãos Chris e Robin Sorensen começou a se transformar após um passeio por Jacksonville, no estado norte-americano da Flórida, 20 anos atrás. Eles estavam cabisbaixos após uma série de aventuras empreendedoras mal sucedidas acumuladas desde a aposentadoria – incluindo uma fazenda de cultivo de árvores de natal, que faliu após a marca de uma única venda registrada.

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Chris e Robin Sorensen voltavam de uma reunião em uma rede de franquias de fast food que consideravam investir como franqueados. No entanto, ao ouvir dos executivos a proposta comercial e, mais ainda, ao analisar a estrutura da rede e o portfólio de produtos, eles perceberam que poderiam fazer melhor. A única coisa que lhes faltava era um conceito original, algo que pudesse surpreender os consumidores. De repente, a ideia surgiu.

“A gente saiu dessa reunião pensando no assunto e, de uma hora para outro, a ideia da Firehouse Sub apareceu”, conta Robin, que vem de uma família que acumula 200 anos de tradição como bombeiros, e que ao lado de Chris teve a trajetória de empreendedor recentemente contada nos Estados Unidos pela rede de televisão Fox.

Acostumados a preparar lanches dentro do quartel para o almoço da tropa enquanto na ativa, os dois simplesmente pensaram em montar uma lanchonete que, além de explorar algumas das receitas daquela época, também remetesse o cliente ao universo dos bombeiros. Assim, toda a decoração do restaurante foi concebida de forma a reproduzir o interior típico de um quartel dos bombeiros nos Estados Unidos, com direito a machado pendurado na parede e roupas antichamas espalhadas por cabides.

O negócio deu certo a ponto de, atualmente, a Firehouse Sub – que se tornou uma rede de franquias – contar com mais de 500 unidades em 31 Estados dos EUA. Em 2011, a rede faturou US$ 285 milhões (cerca de R$ 582,8 milhões), crescimento de 39% se comparado a 2008, ano em que a economia dos Estados Unidos submergiu em uma profunda crise, ainda distante de ser sanada.

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"Nós estamos convencidos de conseguimos fazer bem algumas coisas. As pessoas retornam quando são bem tratadas e, ainda mais, quando se alimentam bem”, dizem os ex-bombeiros milionários.

 
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