
11 de fevereiro de 2016 | 07h20
Entender pouco ou quase nada de futebol não é mais desculpa para fugir das partidas com os amigos ou mesmo da brincadeira no quintal. Um aplicativo desenvolvido para sistemas iOS e Android busca incentivar a prática de esportes, principalmente em crianças, mantendo a atividade divertida.
::: Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::
A ideia é que a bola funcione como uma espécie de 'técnico', direcionando os gestos de quem a usa a partir de um sistema de detecção de movimento. O mecanismo da InsideChoach coleta dados como força, tração, trajetória e rotação da bola para ajudar o jogador a melhorar o treino. Além disso, o sistema mantém o controle de número de passes, toques e o tempo que o usuário gasta praticando, tornando-se também um avaliador de desempenho.
"Cerca de 70% das crianças que praticam esporte desistem até os 13 anos de idade pela simples razão de deixar de ser divertido. Queremos mudar isso", relatam os idealizadores do projeto na página de financiamento coletivo no portal Kickstarter.
A bola de futebol inteligente se conecta via wifi com o iPhone ou dispositivo Android para conexão de longo alcance e de transferência de dados em tempo real. As informações são enviadas para o aplicativo da InsideChoach e, assim, é possível acompanhar o desempenho do aspirante a atleta.
O projeto já tem mais de 62 apoiadores no crowdfunding e a perspectiva é que esteja no mercado em dezembro deste ano.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.