PUBLICIDADE

Boa opção para empreender: franquias de cervejas especiais custam a partir de R$ 79 mil

Mercado nacional tem pelo menos cinco marcas em operação; saiba escolher a melhor para você

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Os apreciadores de cervejas especiais que estão de olho no crescimento do mercado, mas não têm conhecimento para abrir o próprio negócio, encontram nas franquias uma maneira de investir no segmento com menor risco e com suporte de uma rede.

PUBLICIDADE

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::::: Twitter :::: Facebook :::: Google + ::

Existem pelo menos cinco marcas em expansão pelo Brasil: Beer Code, Mr. Beer, Confraria Paulistânia, Beer4U e Mestre-cervejeiro.com. E os modelos de franquias variam do quiosque, loja, bar e distribuidora.

"O movimento de cervejas especiais está apenas no início. Ainda temos barreiras de entrada, mas temos um potencial de consumo muito alto. Não tenho dúvidas que cerveja é consumo, não é moda. Quando o brasileiro experimenta um produto premium, acaba amadurecendo o hábito de consumo e dificilmente volta para o produto do mesmo segmento e de menor valor agregado", disse Fabiano Wohlers, da rede Mr. Beer.

:::QUANTO CUSTA?:::

Beer CodeCapital Para instalação:  R$ 83 mil a R$ 101 mil + capital de giro Tempo de retorno do investimento: 18 a 24 meses Área mínima da franquia: 9 metros quadrados Taxa de franquia: R$ 18 mil Capital de giro: 3 meses de custo fixo da operação Taxa de Publicidade: 1% do valor da compra Royalties: 5% do valor da compra Faturamento médio mensal: R$ 50 mil Lucro médio mensal: 10% a 15% Site: beercode.com.br

Mr. BeerInvestimento inicial: a partir de R$ 144 mil (quiosque de 9 metros quadrados), R$ 158 mil (quiosque de 12 metros quadrados) a R$ 256 mil para uma loja de até 80 metros quadrados (já incluso taxa de franquia e primeiro estoque) Taxa de franquia: R$ 35 mil Capital de giro: R$ 20 mil para quiosques e R$ 80 mil para lojas Royalties: 10% do valor da compra Taxa de publicidade: 4% das compras Área mínima: 9 metros quadrados (para quiosque) Nº de funcionários: 2 funcionários (quiosque) e 4 funcionários (loja), além do proprietário Faturamento médio mensal: entre R$ 33 mil (quiosques de até 9 metros quadrados) e R$ 62 mil (quiosques de 12 metros quadrados e lojas de shopping ou rua) Lucro líquido médio mensal: entre 10% e 20% do faturamento Prazo de retorno: de 18 a 24 meses Prazo de contrato: 5 anos Site: mrbeercervejas.com.br

Publicidade

Mr Beer - microfranquia Investimento inicial: a partir de R$ 79 mil (já incluso taxa de franquia e primeiro estoque) Taxa de franquia: R$ 15 mil Capital de giro: R$ 20 mil Royalties: 10% do valor da compra Taxa de publicidade: 4% das compras Área mínima: 4 metros quadrados Nº de funcionários: 2 funcionários Faturamento médio mensal: R$ 33 mil Lucro líquido médio mensal: entre 10% e 20% do faturamento. Prazo de retorno: de 18 a 24 meses Prazo de contrato: 5 anos Site: mrbeercervejas.com.brMestre-Cervejeiro.comInvestimento inicial Loja: R$ 128 mil (com taxa de franquia) Investimento inicial quiosque: R$ 99 mil (com taxa de franquia) Taxa de franquia: R$ 25 mil Retorno do investimento: 18º ao 22º mês Lucro líquido: 12% (média mensal - 3º ano) Royalties: R$ 1,5 mil mensais (fixo no primeiro ano, após 4% do faturamento) Fundo de marketing: R$ 600 mensal (fixo no primeiro ano e depois 2% do faturamento) Site: mestre-cervejeiro.comConfraria PaulistâniaA distribuidora exige investimento de R$ 200 mil a R$ 300 mil. No caso do bar e loja, a exigência é que o franqueado investirá entre R$ 480 mil e R$ 700 mil. Site: bierwein.com.br/#!confraria-paulistania/cseoBeer4UCapital de giro: R$ 72 mil Instalações: R$ 71.950 Taxa de franquia: R$ 25 mil Investimento inicial: R$ 168.950 Retorno do investimento: 22º mês Lucro líquido: 10% Royalties: 5% da receita bruta Fundo de propaganda: 1% da receita bruta Site: beer4u.com.br 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.