08 de janeiro de 2015 | 14h14
O faro de investidor de Bill Gates, o fundador da Microsoft e agora filantropo internacional, no momento parece estar direcionado para as causas relacionadas aos recursos naturais. Tanto que a sua fundação, a Bill & Melinda Gates Foundation, financiou um projeto que produz água potável, energia elétrica e fertilizantes a partir do esgoto.
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::
A máquina, chamada Omniprocessor e desenvolvida pela empresa norte-americana Janicki Bioenergy, aquece os dejetos e extrai a água do vapor resultante do processo. O mesmo vapor é aproveitado para acionar um sistema que produz eletricidade e a matéria restante, transformada em cinzas, pode ser utilizada como adubo.
Segundo Gates, o equipamento pode salvar muitas vidas, sobretudo no continente africano, onde o ex-presidente da Microsoft lidera uma série de iniciativas humanitárias. Uma planta-piloto da máquina está em funcionamento em Seattle (EUA) e será instalada em breve no Senegal.
Por mais que possa parecer estranho,a água extraída de fezes por meio da tecnologia da Omniprocessor é potável. O próprio Gates, em seu canal pessoal no YouTube, comprova que sua ingestão é segura.
:: Confira o vídeo ::
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.