Bicicleta elétrica pode ser carregada em postos automáticos
Bicicleta elétrica pode ser carregada em postos automáticos

Bicicleta elétrica pode ser carregada em postos automáticos

Veículo deve ser abastecido com cinco horas e meia de energia para circular 55 quilômetros

Estadão PME,

06 de abril de 2015 | 07h18

Na esteira das formas ecologicamente corretas de fazer deslocamentos, a sede japonesa da Bellnix Co Ltd está desenvolvendo um projeto que pretende tornar as bicicletas elétricas mais atrativas para ciclistas a partir de facilidades para fazer recargas de energia.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Pesquisas desenvolvidas pela Bellnix, em parceria com a Saitama University, conseguiram chegar a uma bicicleta elétrica que carrega sem fios. No passado, as baterias desses veículos precisavam ser removidas e ligadas ao carregador de forma separada, e este por sua vez era conectado a uma fonte de energia. O estudo conseguiu produzir bases de energia sem fio, que se ligam a uma bobina localizada ao lado da roda.

Isso pode ser extremamente útil para viabilizar a expansão e a manutenção de bicicletas elétricas, muito disseminadas em resorts na China e no Japão.

A bicicleta leva cinco horas e meia para carregar completamente, o que a permite rodar 55 quilômetros. Para efetuar a recarga, basta estacionar o veículo ao lado de uma dessas bases de energia, que provavelmente não serão tripuladas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.