Avalie a franqueabilidade do seu negócio

Teste indica o potencial da empresa para expandir pelo modelo de negócio

Estadão PME,

23 de julho de 2014 | 06h53

Será que o negócio pode ser um uma nova franquia e o empresário está preparado para ser um franqueador? Para ajudar o empresário nessa dúvida, a consultoria Rizzo Franchise elaborou um teste simples de franqueabilidade do negócio. Responda as perguntas e atribua uma nota (de 1 a 5) para a intensidade para cada item. Entre 1 e 3 considere pouco e entre 3 e 5 considere muito.

Tamanho do negócio

As receitas geradas com a operação estão compatíveis com os investimentos exigidos para instalar o negócio? São suficientes para atrair investimentos de terceiros?

Longevidade

Existe maturidade e sucesso na operação do negócio? É possível projetar uma continuidade deste sucesso obtido até o momento?

Lucratividade

É possível ganhar dinheiro com a operação do negócio? O nível de ganhos é consistente? É previsível?

Duplicidade

É possível outra pessoa operar o negócio? Da mesma forma que hoje é operado e, obterá o mesmo sucesso?

Sistematização

É possível analisar e descrever completamente a operação diária do negócio? E manualizar de tal forma que orientariam terceiros em diferentes lugares a chegar no mesmo resultado?

Comercialização

O negócio tem um conceito claro? Pode ser percebido e comprado por terceiros? Pode ser operado por terceiros, mesmo à distância?

Transferibilidade

É possível manter os padrões de operação intactos? Mesmo quando operado em diferentes locais do país? Até mesmo com mercados diferenciados?

Originalidade

Estão claros os diferenciais competitivos do negócio? Especialmente aqueles que atraem um maior número de consumidores para a sua operação? É possível identificá-los claramente quando comparado a negócios similares concorrentes?

Investimentos

É possível identificar a necessidade de investimentos para implantar o negócio? E o tempo de recuperação destes investimentos? Quando e quanto será possível ganhar dinheiro?

:: Classificação ::

Entre 9 e 18 pontos

Embora você possa ter potencial ainda não está na hora. Concentre seu esforço no desenvolvimento do negócio mas não antecipe a decisão por franquias.

Entre 19 e 36 pontos

Você está próximo, na fronteira, mas vale investir um pouco mais no desenvolvimento do negócio antes de lançar franquias. Falta pouco!

37 pontos ou mais

Uma estrela em ascensão e suas chances parecem muito boas. Você deve ter um olhar com muita seriedade a expansão do seu negócio através de franquias. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.