Andre Lessa/AE
Andre Lessa/AE

Artesanato deixou o amadorismo para trás faz tempo. Saiba o que fazer para se dar bem

Empresário deve destacar o caráter único de seus produtos e atender muito bem o cliente

estadão pme,

16 de junho de 2012 | 09h52

 O artesanato deixou faz tempo de ser algo amador e com pouco retorno financeiro. A mudança ocorreu, também, por conta da digitalização dos negócios. Hoje, há diversas plataformas que reunem artesãos de todo o País em uma única loja virtual.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Uma dessas plataformas é o Elo7, um dos principais no setor. Segundo informações dos seus idealizadores, o site reune mais de dez mil pessoas vendendo mais de 1 milhão de produtos para o mundo todo. E há mais números expressivos - o Elo 7 tem perto de 40 milhões de pageviews por mês, sendo 4 milhões de visitantes únicos no mesmo período.

Por isso, cada vez mais, para se dar bem neste setor é preciso seguir algumas regras básicas. Para ajudá-lo, separamos cinco.

Seja único sempre

O produto deve ter o toque pessoal do artesão. Assim, ele chama a atenção do cliente e a chance de venda também aumenta.

Aposta no online

Crie um site, mas pode também ser um blog, com exemplos de produtos e preços. A internet certamente vai chamar a atenção de um público diferente do seu.

Atenção é fundamental

Responda a todas as perguntas dos consumidores. Mesmo as mais óbvias. O atendimento é um importante diferencial desse tipo de negócio.

Formalizar é importante

Depois de definir sua capacidade de produção, consulte um contador sobre como oficializar o seu negócio.

Informação

Busque sempre capacitação porque o mercado de artesanato é dinâmico e o artesão precisa ser cada vez mais competitivo.

Quem atua no mercado não se arrepende. A empresária Cinthia Zaccarias monta pot-pourris (seleção de pétalas secas e especiarias para perfurmar ambientes). Ela começou vendendo seus produtos em uma feira, mas hoje já conta com uma marca própria, a Phedras. Cinthia dá o caminho das pedras para quem está começando. "Uma qualidade essencial é ser versátil, para acrescentar sempre coisas novas."

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.