PUBLICIDADE

App tem tudo a ver com inovação: conheça empresas que ganham espaço no mercado

Mas pode ser válido saber se a ideia vai virar um bom negócio

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Aplicativos e inovação têm tudo a ver. Por isso mesmo que empreendedores de todas as partes do mundo investem em suas ideias e desenvolvem produtos que chamam a atenção, principalmente de quem vai usar. O cuidado que pode ser tomado é identificar, o quanto antes possível, se o projeto realmente vai se transformar em um bom negócio, e se esse é mesmo o objetivo de quem o está criando. Ou, nessa área é muito comum, vale apostar e ver o resultado, testar

PUBLICIDADE

::: Estadão PME nas redes sociais ::: :: Twitter :: :: Facebook :: :: Google + :: 

Uma empresa holandesa criou neste ano uma lâmpada que promete despertar as pessoas no momento de seu sono mais leve. O dispositivo acende lentamente para que o processo de acordar seja mais tranquilo, com mais bem-estar.

O trabalho é executado junto com um smartphone, ao qual o objeto é conectado via bluetooth. O aplicativo funciona como um sensor de movimentos capaz de analisar o ciclo de sono do usuário e identificar em qual fase ele está. Quando chega a fase do sono leve, o programa avisa o iwaku, como é chamada a inovação.

Outros empreendedores usaram suas ideias para facilitar a vida de casais. Os criadores do aplicativo BreakupText, que ajuda o usuário a terminar relacionamentos, criaram o MakeupText, que tem a intenção de ajudar a reatar namoros. Para usar o aplicativo é preciso responder algumas perguntas sobre o relacionamento e a ferramenta irá criar uma mensagem de texto com pedido, bem criativo, de desculpas.

Para quem deseja compartilhar fotos mas não deixá-las na internet para sempre, o caminho é o aplicativo que envia a imagem e faz com que ela desapareça segundos após a visualização. O Blink Me, criado pelos chilenos Max Rencoret, Benjamín Molina, Víctor Pellegrini e Delfina Fantini teve mais de 30 mil downloads em dois meses, sendo que 15% foram feitos por usuários brasileiros.

A ferramenta surgiu após Max e um primo tirarem uma foto de um amigo após uma festa. No dia seguinte, a foto foi compartilhada no Whatsapp e depois postada no Facebook, Instagram e Pinterest. A imagem trouxe problemas após noiva, família e chefe tomarem conhecimento da foto. Em seu site, a startup diz: "Algumas imagens não são feitas para durar para sempre".

Publicidade

Nos Estados Unidos, um garoto de 8 anos impressionou o presidente Barack Obama durante visita à Casa Branca neste semestre. Nicolas Come é um jovem empreendedor e desenvolveu um aplicativo que incentiva a adoção de hábitos saudáveis de alimentação. Após entregar seu cartão de visitas a Obama, Nicolas o entrevistou rapidamente e apresentou seu aplicativo, chamado Nicolas Garden's.

A iniciativa foi bem aceita, e segundo o site News 10, da rede de televisão norte-americana ABC, os chefs da Casa Branca vão contribuir com receitas saudáveis, que ficarão disponíveis no app.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.