Boa qualidade dos produtos e agilidade no atendimento são os aspectos mais valorizados pelas PMEs na escolha de fornecedoras de assistência médica e/ou seguro-saúde. Tanto a Bradesco Saúde, que manteve os 74 pontos de 2017 e assumiu a liderança neste ano, quanto as demais empresas bem avaliadas informam que tentam entender as necessidades desse público. “Ampliamos a gama de serviços para gerar uma experiência muito mais voltada para o cliente”, diz André Lauzana, vice-presidente comercial da SulAmérica, que pela primeira vez ficou entre as primeiras da pesquisa, com 70 pontos.
Em terceiro lugar no levantamento de 2018 está a Amil, com 65 pontos. A Unimed desceu uma posição e agora está no quarto lugar, com 60 pontos, mas permanece na liderança como objeto de desejo (34%). “É muito gratificante”, afirma o presidente da empresa, Orestes Pullin. “O diferencial da Unimed é a estrutura cooperativista, que permite a cobertura de 84% do território nacional.”
Plano sob medida para o segmento
No início deste ano, a Bradesco Saúde lançou o plano Saúde Efetivo, para atrair o segmento PME. “O serviço conta com rede dimensionada para garantir o melhor equilíbrio entre disponibilidade, qualidade e eficiência a custos competitivos”, afirma o diretor-presidente da Bradesco Saúde e da Mediservice, Manoel Peres.
“Em breve, será lançado um produto regional, em praça estratégica, que terá com proposta ser um seguro inovador, acessível e exclusivo para empresas a partir de 30 vidas.”
Com 74 pontos, a Bradesco ficou na primeira posição no índice de satisfação da Escolha PME 2018. Além disso, a companhia apareceu em segundo como objeto de desejo.
Além de investir no treinamento dos corretores, a empresa oferece o SPG (seguro para grupos), produto voltado para atender as micro, pequenas e médias empresas, fatia que, segundo informações da companhia, tem se destacado nos últimos anos. “No fim de 2017, a carteira de pequenas e médias empresas, grupos de 3 a 199 segurados, apresentou alta de 14,3% em faturamento em relação ao ano anterior. O cálculo preciso de custo-benefício é essencial para esses empreendedores”, diz Peres.
Inovação e capacitação em vendas
A SulAmérica, segunda no índice de satisfação (70 pontos), aposta na capacitação da força de vendas para garantir atendimento de excelência às PMEs. Outro trunfo é a oferta de serviços. “A cobertura pode ir de 3 a 99 vidas, mas a empresa recebe o mesmo pacote de uma companhia maior”, diz o vice-presidente comercial da SulAmérica, André Lauzana.
Ele cita como exemplo o Futura Mamãe, atendimento a mães da 39ª semana de gravidez ao quarto mês de pós-parto. “Além disso, a empresa tem descontos em farmácias e medicamentos.”
Neste ano a Amil ocupa o terceiro lugar (65 pontos) na pesquisa. Em 2017, ficou em primeiro, com 80 pontos.
A empresa informa que investe na experiência do cliente para conquistar esse público. “Temos concentrado nossa atuação em duas frentes: coordenação de cuidados e inovação. Por meio de um aplicativo nossos beneficiários podem agendar consultas e exames de maneira online, baixar a carteirinha virtual e buscar a rede credenciada por distância geográfica”, diz Mario Saddy, diretor executivo de Growth da Amil, que oferece planos de saúde para cerca de 358 mil PMEs no País.