Publicidade

Aplicativo possibilita usuário ler um livro de 300 páginas em 90 minutos

A tecnologia foi desenvolvida por uma startup de Boston, nos Estados Unidos

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Spritz, startup de Boston, nos Estados Unidos, acredita que os seres humanos podem ler muito mais rápido usando o seu sistema ‘text streaming’, que mostra até 600 palavras por minuto em telas pequenas, como as de telefones ou de relógios.

::: Estadão PME nas redes sociais ::: :: Twitter :: :: Facebook :: :: Google + ::

PUBLICIDADE

Pelo sistema, o usuário seria capaz de ler um romance inteiro, por exemplo, por meio de uma pequena tela que exibe palavras alternadas em uma fração de segundo.

O leitor pode escolher a velocidade da incidência, como 250, 300 ou até mesmo 600 palavras por minuto.

Segundo o Springwise, site especializado em inovação, a Spritz passou três anos pesquisando e testando o sistema, que foi desenvolvido para funcionar principalmente em smartphones e smart relógios, mas também pode ser usado em websites.

As palavras aparecem no mesmo local, em um mesmo frame, reduzindo a necessidade do movimento dos olhos para captar linhas inteiras, o que ocorre em uma leitura tradicional. De acordo com os desenvolvedores, isso propicia uma leitura mais eficiente.

A inovação, ao que tudo indica, é voltada para o mercado corporativo (B2B). Nesse sentido, a Spritz  informa em seu site que tem sido procurada por fabricantes de dispositivos móveis, desenvolvedores de software educacional, empresas de e-books e até por portais de conteúdo, gente interessada em licenciar a tecnologia desenvolvida.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.